O empresário Mohamed Al-Fayed, pai de Dodi Al-Fayed, morreu na quarta-feira (30) aos 94 anos. Um dia depois da morte, a data 31 de agosto marcou o aniversário de 26 anos do acidente que vitimou a princesa Diana e o atual namorado da época, Dodi.
Sogro de Diana, o bilionário foi dono das lojas Harrods e do time de futebol Fulham FC.
A morte de Mohamed aconteceu na noite de quarta-feira e o enterro nesta sexta-feira (1º). As informações foram publicadas no The Daily Mail e Mirror.
O acidente fatal de Princesa Diana e o namorado Dodi Al-Fayed
No dia 31 de agosto de 1997, a princesa Diana e o namorado Dodi Al-Fayed deixaram o Hotel Ritz em Paris e foram perseguidos por paparazzis. O motorista que dirigia o carro em alta velocidade perdeu o controle e o veículo colidiu com um pilar dentro do túnel, que fica em frente a Torre Eiffel.
O veículo trafegava em uma velocidade de aproximadamente 105 km/h e o motorista estava sob efeito de álcool. Diana, Dodi e o funcionário não resistiram aos ferimentos. A mãe de Harry e William chegou a entrar no hospital com vida, mas morreu horas depois. O herdeiro e o motorista morreram no local do acidente.
Insatisfeito com as investigações oficiais, o bilionário Mohamed Al-Fayed contratou uma equipe para comandar uma investigação particular. Em 2008, o processo foi concluído, indicando que Diana e Dodi morreram por um conjunto de fatores: motorista embriagado, casal sem cinto de segurança e a perseguição dos paparazzis.
Na série The Crown, que tem a proposta de ilustrar a vida da corte britânica, Mohamed Al-Fayed foi uma das personas que deram vida a personagens fictícios. Na trama, ele é interpretado pelo ator israelense Salim Daw. A próxima temporada a ser lançada irá retratar o acidente fatal de Lady Diana e Dodi Al-Fayed.