Filho de Faustão rebate críticas sobre tempo na fila de transplante

Apresentador recebeu novo coração após uma semana de espera por conta da gravidade do seu caso

João Guilherme Silva rebate críticas
Foto: Reprodução
João Guilherme Silva rebate críticas

O filho de Faustão, João Guilherme Silva, rebateu neste domingo (27) críticas relacionadas ao tempo que o apresentador esperou para receber um transplante de coração.  Faustão teve a cirurgia realizada neste domingo com sucesso, após uma semana de espera.

No Instagram, João compartilhou uma publicação em que Enzo Celulari pede para que as pessoas "informem-se antes de julgar". Na publicação, o filho de Cláudia Raia e amigo pessoal de João compartilha explicações sobre o funcionamento da fila de transplantes de órgãos no Brasil, esclarecendo que não há maneiras de "furar a fila".

Depois de Faustão ter recebido transplante após uma semana de espera, muitos comentários começaram a surgir nas redes sociais sobre a "rapidez" com que o apresentador foi contemplado.

Em nota, o  Ministério da Saúde explicou que Faustão foi priorizado "em razão de seu estado muito grave de saúde". A pasta explicou, ainda, que a lista de pacientes a espera de um transplante é única, ou seja, tanto pacientes da rede pública de saúde quanto aqueles internados em hospitais privados, como é o caso de Faustão, fazem parte da mesma fila.

"A lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados. Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica", afirmou o ministério.