O filho de Faustão, João Guilherme Silva, rebateu neste domingo (27) críticas relacionadas ao tempo que o apresentador esperou para receber um transplante de coração. Faustão teve a cirurgia realizada neste domingo com sucesso, após uma semana de espera.
No Instagram, João compartilhou uma publicação em que Enzo Celulari pede para que as pessoas "informem-se antes de julgar". Na publicação, o filho de Cláudia Raia e amigo pessoal de João compartilha explicações sobre o funcionamento da fila de transplantes de órgãos no Brasil, esclarecendo que não há maneiras de "furar a fila".
Depois de Faustão ter recebido transplante após uma semana de espera, muitos comentários começaram a surgir nas redes sociais sobre a "rapidez" com que o apresentador foi contemplado.
Em nota, o Ministério da Saúde explicou que Faustão foi priorizado "em razão de seu estado muito grave de saúde". A pasta explicou, ainda, que a lista de pacientes a espera de um transplante é única, ou seja, tanto pacientes da rede pública de saúde quanto aqueles internados em hospitais privados, como é o caso de Faustão, fazem parte da mesma fila.
"A lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados. Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica", afirmou o ministério.