A rainha do rock brasileiro: relembre a carreira de Rita Lee

Cantora morreu na noite de segunda-feira (8), aos 75 anos.

Quem é Rita Lee?

A cantora nasceu no dia 31 de dezembro de 1947, em São Paulo. Se encantou pela música ainda na infância ao ver a mãe tocando piano pela casa.

Reprodução/Instagram

Música é o seu forte

Com cerca de 15 anos, Rita foi backing vocal de um pianista que fazia cover de Ray Charles. Após o fim do grupo, ela juntou três amigas e criou o Teenage Singers, onde ela tocava bateria e cantava. Ao chamar a atenção, o trio foi backing vocal para alguns cantores. Na sequência, ela fez parte do grupo Six Sided.

Divulgação

Primeiro contrato

Em 1966, o Six Sided assinou o contrato com uma gravadora e tiveram que mudar de nome para se aproximar mais do público brasileiro. Agora, O'Seis, lançou dois álbuns, porém, não fez muito sucesso. Com a saída de três integrantes, os que ficaram se tornaram Os Bruxos.

Divulgação

Os Mutantes

Ronnie Von estava com um programa para estrear e convidou o grupo, formado por Rita, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, para se apresentar no palco. Por não curtir o nome "Os Bruxos", o apresentador batizou a banda de "Os Mutantes", inspirado no livro de ficção científica O Império dos Mutantes. Após a primeira apresentação, eles se tornaram atração recorrente.

Divulgação

Trabalho e vida pessoal misturadas

Entre o lançamento de um álbum e outro, Rita Lee e Arnaldo foram casados entre 1968 e 1972 - com divórcio assinado apenas em 1977. Com o fim do casamento e a mudança no estilo da banda, Rita foi expulsa pelo próprio Arnaldo, causando polêmicas e discussões na época.

Reprodução

Mudanças

Fora do grupo, Rita precisou se encontrar na música. Em Londres, em 1973, ela se transformou na figura que conhecemos ao trocar o cabelo loiro pelo icônico vermelho. De volta ao Brasil, formou um duo com Lúcia Turbull, que durou pouco. Elas, então, resolveram se juntar com Luis Sérgio Carlini e Lee Marcucci, formando a banda Tutti Frutti, que precisou se transformar em Rita Lee & Tutti-Frutti a pedido da gravadora. Em 1974, lançaram o primeiro álbum oficial.

Reprodução

Início do grande sucesso

No ano seguinte, 1975, Rita Lee assinou contrato com a Som Livre, lançando o disco Fruto Proibido, que contém os sucessos "Agora Só Falta Você", "Esse Tal de Roque Enrow" e "Ovelha Negra". Foi com ele que a cantora conquistou o título de Rainha do Rock Brasileiro.

A chegada de Roberto de Carvalho

Em 1976, Rita conheceu o músico Roberto de Carvalho, quem virou o grande parceiro musical e de vida. Com ele tem três filhos: Beto Lee, João e Antônio. Com o protagonismo de Roberto, Carlini resolve sair da banda e levar o nome "Tutti-Frutti" com ele.

Reprodução/Instagram

Hit atrás de hit

O casal emplacou diversas músicas de sucesso nas paradas. Em 2001, foi vencedora do Grammy Latino com o álbum "3001", na categoria do melhor disco de rock.

Aposentadoria

Após o lançamento de diversos álbuns, singles, aberturas de novelas, turnês nacionais e internacionais, a cantora resolveu dar uma pausa nas apresentações em 2012. Após a data, ela se apresentou pontualmente e deu poucas entrevistas. Em 2021, lançou a música "Change", em parceria com Roberto de Carvalho e Gui Boratto, após 8 anos, para a trilha sonora da novela Um Lugar Ao Sol, da TV Globo.

Descoberta do câncer

Em maio de 2021, Rita Lee foi diagnosticada com tumor primário no pulmão esquerdo. No ano seguinte, foi anunciado que ela estava curada.

Reprodução/Instagram

iG Gente no Telegram

Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro das novidades de celebridades, reality shows e muito mais!