Morre Glória Maria: relembre a carreira do ícone do jornalismo

A jornalista morreu nesta quinta-feira (2). Glória lutava contra um câncer no pulmão desde 2019 e deixa duas filhas

Início da carreira

Glória Maria Matta da Silva nasceu em 15 de agosto de 1949, no Rio de Janeiro. Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, ela estudou Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Na época, conciliava os estudos com o emprego de telefonista da Embratel. Em 1970, Gloria foi levada por uma amiga para ser radioescuta da Globo do Rio. Sem internet, o trabalho da jornalista era descobrir o que acontecia na cidade ouvindo a frequências da polícia. Também era tarefa dela fazer uma ronda de telefone, ligando para batalhões e delegacias.

Reprodução/Instagram

Estreou como repórter na Globo em 1971

Gloria Maria estreou como repórter na TV Globo em 1971, na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. Na época, os repórteres ainda não apareciam em vídeo na TV. A profissional no Jornal Hoje, no RJTV e no Bom Dia Rio. Foi ela quem fez a primeira reportagem do matinal carioca, sobre a febre das corridas de rua, há 40 anos.

Reprodução

A primeira a entrar ao vivo

No Jornal Nacional, ela foi a primeira repórter a aparecer ao vivo. Gloria cobriu a posse de Jimmy Carter em Washington. Já no Brasil, na época da ditadura militar, entrevistou chefes de estado, como o ex-presidente João Baptista Figueiredo.

Reprodução/ Globo

Primeira matéria ao vivo em cores

Ela também foi a primeira repórter a entrar ao vivo, na primeira matéria a cores do Jornal Nacional, em 1977. A reportagem mostrava o movimento de saída de carros do Rio de Janeiro, em um fim de semana. Para a gravação, foram usados equipamentos portáteis de geração de imagens. “Eu estava dura, rígida, porque não podia errar. Era a primeira entrada ao vivo. Faltavam cinco, dez minutos, era o técnico que ficava com o fone para me dar o ‘vai’. Quando a lâmpada queimou, faltava um minuto para a entrada ao vivo. O jeito foi acender a luz da Veraneio (carro usado pela emissora nas reportagens)", disse ela sobre o momento.

Reprodução/ Globo

Entrevistas com figuras marcantes

Em1986, Gloria foi para Fantástico. Em 1998 a 2007, ela apresentou a revista digital. A jornalista, então, ficou conhecida pelas matérias especiais e viagens a lugares exóticos. Ela chegou a entrevistar celebridades como Michael Jackson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna.

Esteve presente em momentos históricos

Gloria Maria ainda cobriu a guerra das Malvinas (1982), a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista (1996), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo na França (1998).

Divulgação

Primeira transmissão em HD

Em 2007, a jornalista fez a primeira transmissão em HD da televisão brasileira ao lado do repórter cinematográfico Lúcio Rodrigues. A reportagem foi do "Fantástico" sobre a festa do pequi, fruta de cor amarela adorada pelos índios Kamaiurás, no Alto Xingu.

Globo Repórter

Após dois anos de licença, Glória pediu para trabalha no Globo Repórter, em 2010. Ela estreou com a matéria “Brunei Darussalam: A Morada da Paz”; um ano depois fez “Brunei, O País da Felicidade”. As matéria falavam sobre o pequeno sultanato no Sudeste Asiático, na fronteira com a Malásia. Ela fez muitas reportagens pelo programa em lugares inusitados do mundo, como: Grand Canyon, nos Estados Unidos, China, Reino Unido, Suécia e Lapônia e etc. Em 2019, ela assumiu o comando do Globo Repórter com Sandra Annenberg. Ela teve que ser afastada para tratar de um câncer no pulmão.

Conheceu mais de 100 países

A jornalistas chegou a visitar mais de 100 países. Gloria mostrou aos telespectadores lugares da Europa, África e parte do Oriente.

Saiba mais no nosso grupo do telegram

Reprodução