50 anos de Selton Mello: relembre a trajetória de sucesso do ator

O artista, que faz aniversário nesta sexta-feira (30), acumula diversos personagens ao longo de 40 anos de carreira!

Selton Mello

Nascido em Passos (MG), em 30 de dezembro de 1972, Selton se mudou para São Paulo com a família. Mas, para seguir com a carreira de ator, foi para a cidade do Rio de Janeiro. Por lá, teve diversas conquistas como ator, dublador, diretor e produtor; ele também é irmão do ator Danton Mello.

Divulgação/ Globo

Começou na infância

O primeiro trabalho de Selton na televisão foi no seriado" Dona Santa", da Band, exibido em 1981 e 1982. Na época, ela tinha 9 anos. Em 1984, o ator foi para Globo e fez "Corpo a Corpo". Dois anos depois, esteve em "Sinhá Moça".

Reprodução

Dublador

Depois de "Sinhá Moça", Selton se afastou da TV para se concentrar na dublagem. Ele foi a voz de John Bender, de "Clube dos Cinco", e do jovem Indiana de "Indiana Jones e a Última Cruzada". Selton ainda dublou filmes de sucesso como "Loucademia de Polícia", "Os Goonies", os "Karate Kid Parte II e Parte III" , "A Nova Onda do Imperador", "Irmão Urso", "Uma História de Amor" e "Fúria".

Filmes de sucesso

Em 1990, Selton estreou nas telonas no filme "Uma Escola Atrapalhada", no papel de Renan.O ator fez outros longas de sucesso como "O Auto da Compadecida", como Chicó, "Meu Nome Não é Johnny", "A Mulher Invisível" e "Lisbela e o Prisioneiro".

Reprodução

Diretor

Em 2006, Selton estreou como diretor, dirigindo o curta-metragem "Quando o Tempo Cai". Ele ainda foi o responsável pelo filme "O Palhaço", onde trabalhou como protagonista, roteirista e diretor. Com esse longa, o artista ganhou doze Grandes Otelos no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2012.

IMDB

Sucesso em novelas

Durante o tempo em que se aventurava em outras áreas, Selton não deixou as novelas de lado. Ele atuou em sucessos como "Pantanal" (1990), "Pedra Sobre Pedra" (1992), "Tropicaliente" (1994) e "A Próxima Vítima" (1995). A produção mais recente dele foi "Nos Tempos do Imperador" (2021), onde fez o Imperador Dom Pedro II do Brasil.

Reprodução/TV Globo

Séries

O ator também trabalhou em diversas séries e minisséries, como "A Invenção do Brasil", "Os Maias", "A Cura", "Sessão de Terapia", "Treze Dias Longe do Sol" e "Mecanismo", da Netflix.

Reprodução

Prêmios

Selton Mello tem uma verdadeira coleção de prêmios. Entres eles, se destacam: Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro, Melhor ator no Festival Internacional de Cinema de Punta Del Este e no Festival Internacional de Cinema de Miami, Melhor Roteiro e Diretor de Ficção em Festival Paulínia de Cinema e Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (5 vezes).

Reprodução/Instagram

Saiba mais no nosso grupo do telegram!

Reprodução