Trama confusa de 'Travessia' faz público sentir saudade de 'Pantanal'

A novela de Gloria Perez vem sendo criticada desde a estreia e não conquistou telespectadores como 'Pantanal'; veja os motivos!

Pantanal: histórias bem amarradas

Mesmo trazendo um enredo fantasioso e já conhecido do público, o remake de "Pantanal" caprichou nos detalhes e trouxe histórias bem amarradas. Os personagens se conectavam e tinham ações bem explicadas, que faziam sentido na trama.

Travessia: roteiro furado

Em "Travessia" isso não acontece. A produção vem sendo criticada pelos furos no roteiro. Como o fato de Brisa (Lucy Alves) não conseguir se comunicar com a família através das redes sociais, de Chiara (Jade Picon) ser uma menor de idade que já dirige e do resgaste superficial dos personagens Helo (Giovanna Antonelli) e Stenio (Alexandra Nero) de "Salva Jorge", sem mencionar a filha que eles têm.

Reprodução/ Divulgação/ Globo

Pantanal: coadjuvantes interessantes

Os coadjuvantes de "Pantanal" tinham uma história bem detalhada e, às vezes, se destacavam mais que os protagonistas, já que também movimentavam a trama. Exemplo: Irma (Camila Morgado), Trindade (Gabriel Sater), Muda (Bella Campos), Tadeu (José Loreto), Zefa (Paula Barbosa) e Zuleica (Aline Borges).

Travessia: coadjuvantes sem sal e sem sentido

Em "Travessia", os coadjuvantes ficam sem brilho no segundo plano. Muitos não têm a história própria e parecem soltos e sem função na trama. Como Gil (Rafael Losso), Lídia (Bet Kutner) e Júlia (Nathália Falcão).

Pantanal: assuntos envolventes

Um dos temas mais tratados em 'Pantanal' foi o meio ambiente. A novela criticou as queimadas no bioma e a falta de preservação da flora e fauna na região, algo visto pelos telespectadores no mundo real. A produção ainda trazia mitos que envolviam o público. Mesmo que as histórias de uma mulher onça ou um homem que vira sucuri sejam fantasiosas, os enredos eram tão detalhados e inusitados que acabavam despertando a curiosidade de quem assistia. Também não podemos esquecer dos dramas familiares e amorosos que faziam com que o público se identificasse facilmente com os personagens.

Travessia: assuntos distantes

O plote de "Travessia" foi inspirado em um caso verídico, o de Fabiane Maria de Jesus, espancada até a morte por moradores do próprio bairro, por ser confundida com uma suposta sequestradora de crianças. Neste caso, Brisa sofreu a fake news e por sorte não teve o mesmo destino de Fabiane. No entanto, depois do caso ser retratado, a novela começa a tomar caminhos sem sentido e esquece de explicar detalhes sobre a montagem que gerou a notícia falsa, deixando o personagem confuso com a temática. Além disso, Glória Perez tenta introduzir o tema do Metaverso, que mesmo que seja uma realidade, ainda está distante do dia a dia de muitos telespectadores que não conseguem se identificar com o assunto.

Pantanal: clima de amizade entre os bastidores

Durante as gravações da novela, o elenco de "Pantanal" fazia questão de postar registros dos bastidores e mostrou que o clima era de amizade entre os atores e a equipe da produção.

Travessia: clima tenso entre o elenco

Em "Travessia", a história é outra quando se fala dos bastidores. Além de não mostrarem tanta sintonia, rumores apontaram para o fato de Cássia Kis, intérprete de Cidália, ter discutido com a equipe da novela e ter deixado o clima tenso entre o elenco por questões políticas. Vale lembrar que a atriz, conservadora, se posicionou a favor de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais deste ano e até compareceu nas manifestações antidemocráticas que contestavam o resultado das urnas eleitorais.

Reprodução/ Globo

Saiba tudo sobre novelas no nosso grupo do telegram!

Reprodução