Jovem Guarda e mais: os momentos marcantes da carreira de Erasmo Carlos

Artista faleceu aos 81 anos nesta terça-feira (22); relembre a trajetória de um dos pioneiros do rock brasileiro.

Origens

Erasmo Esteves, conhecido pelo nome artístico de Erasmo Carlos, nasceu em junho de 1941, no Rio de Janeiro. Era próximo de Tim Maia desde a infância, mas só se aproximou do universo musical na adolescência com influência do cantor e outros artistas próximos. Roberto Carlos era um dos nomes presentes na trajetória de Erasmo, influenciado pela banda The Sputniks.

Reprodução

Juventude

Erasmo adotou o nome artístico em homenagem a Roberto Carlos e Carlos Imperial e começou a lançar trabalhos autorais nos anos 60. Com a música "O Terror dos Namorados", lançada em 1965, alcançou amplo sucesso e deu início a trabalhos que marcariam o pioneirismo do rock no Brasil.

Reprodução

Jovem Guarda

Entre 1965 e 1968, participou do programa de TV que impulsionou a carreira e pelo qual é lembrado até hoje. Ganhou o apelido de "Tremendão" na atração ao lado de Roberto Carlos e Wanderléa. "Gatinha Manhosa" e "Festa de Arromba" foram alguns dos sucessos provenientes desta fase do artista.

Reprodução

Anos 1970

Influenciado pela cultura hippie e pelo soul, passou por um período de transição na década de 1970, quando lançou o disco "Carlos, Erasmo". O projeto traz "De Noite na Cama", faixa escrita por Caetano Veloso especialmente para Erasmo e que faz ode ao uso de maconha.

Reprodução/Twitter

'Erasmo Convida'

Outro projeto da autoria de Erasmo considerado como pioneiro foi o "Erasmo Convida", álbum que traz doze canções em parceria com grandes nomes da MPB: Nara Leão, Maria Bethânia, Gal Costa, Wanderléa, A Cor do Som, As Frenéticas, Gilberto Gil, Rita Lee, Tim Maia, Jorge Ben e Caetano Veloso.

Reprodução

Engajamento

Carlos se mostrou engajado politicamente em diversos momentos da carreira, como no pós-ditadura, quando participou da versão brasileira de "We Are the World", música que arrecadou fundos para a ação social "USA for Africa". Com o projeto "Nordeste Já"(1985), abraçou a causa da seca nordestina ao participar de canções com as canções "Chega de Mágoa" e "Seca d'Água". O disco, que conta com nomes como Gal Costa e Milton Nascimento, angariou fundos para a população carente do Nordeste.

Reprodução/Twitter - 22.11.2022

Colaborações

Os projetos lançados por Erasmo ao longo dos anos 2000 foram marcados por mais parcerias e referências a trabalhos da MPB. Fez um dueto com Marisa Monte no álbum "Pra Falar de Amor" (2001), homenageou Tim Maia no álbum "Santa Música" (2004) e lançou um segundo volume do "Erasmo Convida" em 2007. Adriana Calcanhotto, Lulu Santos, Simone, Marisa Monte, Milton Nascimento, Skank e Los Hermanos estão entre os convidados do projeto colaborativo.

Reprodução/Twitter - 22.11.2022

Vida pessoal

Erasmo Carlos se casou nos anos 70 com a paisagista Sandra Sayonara Sayão Lobato Esteves, conhecida como Narinha. Eles viveram um relacionamento por cerca de treze anos e, quatro anos após a separação, ela morreu de parada cardiorrespiratória aos 49 anos, após ingerir cianeto. O cantor teve três filhos com Narinha, Leonardo Esteves, Gil Eduardo e Carlos Alexandre. Este último, o mais velho, faleceu aos 40 anos, em 2014, vítima de um acidente de moto.

Reprodução/Twitter

Morte

Erasmo Carlos faleceu nesta terça-feira (22), aos 81 anos, após ser internado e intubado às pressas no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada, mas o cantor realizava tratamentos médicos desde outubro para tratar um quadro de síndrome edemigênica. Além dos dois filhos, o artista também deixa a esposa, Fernanda Passos, com quem era casado desde 2019.

Reprodução

Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Reprodução