Morreu nesta quinta-feira (10) o ator Roberto Guilherme, conhecido pelo seu papel como Sargento Pincel, em Os Trapalhões, da TV Globo. Aos 84 anos, o artista lutava contra um câncer havia alguns anos.
A informação foi confirmada pela família do ator e também por Lilian Aragão, esposa de Renato Aragão.
O artista, que também era dublador, estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Apenas momentos felizes é como ele gostaria de ser lembrado. Então algumas fotos da última viagem que ele fez com a família. Descansa em paz melhor pai, marido, avô, irmão e amigo do mundo. Te amamos para sempre! Aos fãs, obrigada por tanto carinho, ele sempre amou vocês", escreveram na legenda da publicação.
Já nos Stories do Instagram, disseram: "Descanse em paz, melhor pai, marido, avô e amigo do mundo! Deus te receba nos braços. Amor eterno!".
Seu papel de maior destaque foi Sargento Pincel, que contracenava com o Soldado 49, interpretado por Renato Aragão.
Vida e carreira
Roberto Guilherme foi batizado como Edward Guilherme Nunes da Silva e nasceu em Ladário, Corumbá (MT), em 25 de agosto de 1938. O nome artístico foi uma homenagem para o cantor Roberto Carlos.
Se mudou para o Rio de Jandeiro aos 8 anos de idade e, aos 11, começou a trabalhar em uma loja que fazia e consertava tamancos. Com 14 anos, iniciou a carreira profissional como jogador de futebol, como ponta-esquerda, no Vasco da Gama.
Aos 18 anos, se alistou no Exército e tornou-se paraquedista. Roberto chegou a disputar partidas pela Seleção Brasileira Militar de Futebol ao lado de Pelé. Representando o Brasil, Roberto Guilherme disputou partidas nos Estados Unidos, Inglaterra, Panamá, e Colômbia, e foi campeão sul-americano na categoria.
Em 1963, o agora ator, foi para a TV Excelsior, onde conheceu Renato Aragão, o Didi. Os dois contratacenaram pela primeira vez em 1965 em Um Dois, Feijão Com Arroz, que também contava com Dedé Santana, Dary Reis e Átila Iório no elenco. Depois, o artista entrou para o elenco fixo de Adoráveis Trapalhões.
Outros trabalhos de Roberto Guilherme são Os Legionários, 002 Contra o Crime, A Ilha do Tesouro, Quartel do Barulho, Praça da Alegria, Os Insociáveis e Viva o Gordo, entre outros.