Da excentricidade ao cancelamento: o que aconteceu com Kanye West?

Após fazer comentários antissemitas, rapper perdeu contratos e pode deixar categoria de bilionários.

Início de carreira

Kanye West é um músico norte-americano que desde jovem se dedicou à produção musical. Antes mesmo dele se tornar rapper, o cantor já tinha produzido músicas para grandes nomes da indústria do hip-hop como Jay-z.

Reprodução

Estreia

Em 2004, Kanye West lançou o álbum de estreia "The College Dropout". O disco reúne músicas produzidas ao longo dos 4 anos que antecederam o lançamento. Logo de cara, o álbum se mostrou um sucesso, ganhando uma estatueta do Grammy como Melhor Álbum de Rap. Além disso, ele também ganhou a categoria de Melhor Música de Hip-Hop do Ano com a "Jusus Walks".

Reprodução

Relação com a mãe

No documentário disponível na Netflix, "Jeen-yuhs: Uma Trilogia Kanye", a produção deixa evidente a mudança que a morte da mãe provocou no cantor americano. Criado pela professora Donda West, o músico, filho único, era muito apegado à figura materna. No documentário, os telespectadores evidenciam a boa relação entre eles. Ela faleceu em novembro de 2007, decorrente de uma complicação cirúrgica.

Reprodução

Superação

Após a morte da mãe, Kanye teve um ano repleto de prêmios. Só de Grammys, o cantor levou para casa 4 estatuetas. No entanto, as polêmicas envolvendo o nome dele se tornaram mais frequentes.

Reprodução

Episódio da Taylor Swift

Em 2009, Kanye West protagonizou uma cena emblemática da 26ª edição do VMA. Na ocasião, o cantor subiu ao palco enquanto Taylor Swift, de 19 anos, agradecia por vencer o melhor clipe do ano. Kanye tirou o microfone da mão da jovem, e criticou a vitória de Taylor, que concorria com Beyoncé. "Estou feliz por você, mas Beyoncé fez um dos melhores vídeos de todos os tempos", interrompeu.

Reprodução

Kim Kardashian

No início de 2012, Kim Kardashian e Kanye West anunciaram namoro. No mesmo ano, o rapper declarou em um show que a mulher aguardava o primeiro filho do casal. North West, primogênita da relação, nasceu em junho de 2013.

Reprodução

Casamento

O casamento de Kanye com Kim Kardashian aconteceu em 2014. Desde então, algumas polêmicas rodearam a relação dos dois. Após a segunda gravidez, Kim e Kanye optaram por ter outros filhos através de barriga de aluguel. No total, eles são pais de North, de 9 anos, Saint, de 6, Chicago, de 4, e Psalm, de 3.

Reprodução

Transtorno Bipolar

Em 2018, Kanye abriu para o público que enfrenta a Síndrome de Transtorno Bipolar. Durante um surto do cantor, ele publicou diversos tweets acusando Kim Kardashian de tentar interná-lo. Anteriormente, ele havia dito que durante os surtos ele se sente paranoico e relata ter pensamentos obsessivos de que está sendo vítima de uma conspiração.

Reprodução

Gospel

Desde o álbum "Yeezus" (2013), Kanye West tem direcionado para a música gospel. No entanto, apenas em 2019 o músico firmou de vez a decisão pela abordagem musical com o lançamento de "Jesus Is King". Com o movimento, Kanye também criou uma igreja, a "Sunday Service Church".

Reprodução

Ye

Em 2019, Kanye surpreendeu a todos ao anunciar que estaria mudando de nome. Atualmente, o rapper é chamado de Ye. A escolha se deu por motivos espirituais, já que o cantor alega que a palavra Ye ("Vós") é a que mais aparece na bíblia ao ser traduzida para o inglês. O nome foi modificado, sem sobrenome, judicialmente com uma autorização.

Reprodução

Apoio ao Trump e presidência

Após as eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016, Kanye West foi duramente criticado por declarar apoio ao presidente Donald Trump. O cantor chegou a acenar para movimentos de extrema-direita trumpista. Além disso, em 2020, Kanye anunciou a candidatura para concorrer a presidência dos Estados Unidos.

Reprodução

Escravidão

Ao passo que declarou apoio a Trump, Kanye West fez uma declaração polêmica sobre escravidão nos Estados Unidos. "Quando você ouve sobre escravidão durante 400 anos. Durante 400 anos? Isso parece uma escolha".

Reprodução

Divórcio

Kim Kardashian e Kanye West estão separados desde 2021. O término do casamento foi recheado de polêmicas. Um dos motivos alegado por Kim Kardashian seria a incompatibilidade com o parceiro, além disso, a saúde metal e a recusa por tratamento teriam influenciado. Apesar de Kanye não concordar e dificultar a papelada, o divórcio foi oficializado em março deste ano.

Reprodução

Movimento antirracista

Durante um desfile de moda, Kanye saiu pelas ruas exibindo uma camiseta com a frase: "Vidas brancas importam". Os dizeres da camiseta são usados por movimentos de supremacia branca para invalidar o movimento antirracista "Vidas Negras Importam". Além disso, ele disse que George Floyd, homem negro asfixiado por um policial, não foi morto pelo oficial. As atitudes do rapper foram duramente criticada nas redes sociais.

Reprodução

Antissemitismo

Após a confusão da camiseta, o rapper Diddy foi criticar a postura de Kanye West. Na sequência, o agora Ye quis rebater as críticas de Diddy o chamando de "controlado por judeus" e fazendo ataques antissemitas. A atitude parece ter sido o estopim para que fãs e marcas deixassem de apoiar os trabalhos do rapper.

Reprodução

Consequências

Com todas as declarações polêmicas e até criminosas, as redes sociais do rapper foram banidas. Além disso, empresas ligadas ao mundo da moda quebraram contrato com Kanye West, como a Adidas, uma das principais parcerias do músico. Após as consequências financeiras, a Forbes estima que Kanye West tenha deixado de ser bilionário com a onde de cancelamento. O cantor apontou que está sendo humilhado por Deus.

Reprodução

Fique por dentro!

Se inscreva no canal do iG Gente no Telegram!

Reprodução