5 famosos que foram vítimas de fake news sobre política

De Bruna Marquezine a Casimiro, diversas celebridades tiveram o nome envolvido em notícias falsas durante o período eleitoral; veja lista!

Bruna Marquezine

O nome da atriz foi citado em uma notícia falsa envolvendo o candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL). A publicação trazia uma fala falsa de Marquezine sobre o presidente: "Esse crápula destruiu a cultura artística no Brasil. Sem o repasse de verbas, nós artistas vamos viver como?". Bruna se pronunciou no Twitter e reforçou que "fake news é crime". "O print foi dado", escreveu a artista.

Reprodução/Instagram

Marieta Severo

Apoiadora de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais, Marieta foi alvo de uma fake news divulgada entre os defensores de Jair Bolsonaro. O conteúdo foi compartilhado pelo WhatsApp e traz uma carta com críticas a Lula, atribuindo a autoria à atriz. Além do apoio expresso ao político do PT, Severo já havia negado que escreveu a carta em 2018, quando a mensagem começou a ser compartilhada.

Reprodução/Instagram

Gusttavo Lima

Notícias falsas sobre o cancelamento de shows do cantor começaram circular após o artista declarar apoio a Bolsonaro nas eleições. Gusttavo participou de um encontro do candidato com cantores sertanejos, que contou com a presença de Chitãozinho, Leonardo, Zezé Di Camargo e mais. O conteúdo associava o cancelamento das apresentações ao posicionamento político do cantor, mas a equipe do artista confirmou que a informação é falsa.

Reprodução/ Instagram

Casimiro

O jornalista conhecido pelas transmissões ao vivo foi vítima de uma fake news propagada por Flávio Bolsonaro. O filho do presidente compartilhou uma montagem em que Casimiro segura balões sinalizando o número 22, como forma de expressar apoio ao candidato à reeleição. No entanto, a foto original traz o número 29, em celebração ao aniversário do streamer. O produtor de conteúdo desmentiu o conteúdo falso em uma publicação no Twitter que alcançou um milhão de curtidas, se tornando um dos tweets mais curtidos da história do país.

Reprodução/Instagram

Paolla Oliveira

Antes da corrida eleitoral para presidência, a atriz foi alvo de uma fake news em 2021. Na época, a mensagem falsa trazia uma declaração apontada como uma fala de Paolla, em que ela teria dito que a prostituição seria a única forma de sobrevivência de atrizes caso Jair Boslonaro fosse reeleito. Oliveira desmentiu o boato e recebeu apoio de outros artistas, como Mariana Ximenes e Monica Iozzi.

Reprodução/Twitter - 02.10.2022

Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Reprodução