Milton Nascimento celebra 80 anos e segue fazendo história na música

Do 'Clube da Esquina' até a turnê especial de 2022, Bituca é um dos nomes mais influentes da história da MPB; comemore a carreira do artista que completa 80 anos nesta quarta-feira (26).

Origens

Milton Nascimento nasceu em uma favela no Rio de Janeiro, em 1942. O carioca cresceu com uma família adotiva em Minas Gerais e estreou na carreira artística em 1962, gravando a primeira música, "Barulho de Trem", enquanto tocava em bailes com o grupo "W's Boys". O artista ganhou destaque nacional quando a faixa "Travessia", composta por ele e Fernando Brant, ocupou a segunda posição no Festival Internacional da Canção em 1967.

Reprodução/Instagram - 25.10.2022

Clube da Esquina

O artista se mudou para Belo Horizonte para cursar Economia e, enquanto tocava em bares, acabou conhecendo alguns dos nomes com quem criaria um dos projetos mais aclamados e influentes da MPB, o "Clube da Esquina". No encontro de ruas do bairro Santa Tereza e ao lado dos irmãos Borges, Marilton, Lô e Márcio, o músico criou faixas como "Cravo e Canela", "Trem Azul", "Para Lennon e McCartney" e mais.

Divulgação - 23.03.2022

Ditadura Militar

Nascimento ganhou destaque no cenário musical durante o regime militar brasileiro e teve alguns trabalhos censurados, como a canção "Hoje É Dia de El-Rey", composta em parceria com Márcio Borges. O cantor ainda interpretou "Coração de Estudante", faixa lançada em 1983, que se tornou um hino do movimento "Diretas Já".

Reprodução/Twitter - 25.10.2022

Parcerias internacionais

Milton colaborou com artistas internacionais desde o início da carreira. Em 1975, ele foi convidado por Wayne Shorter a gravar um disco com o saxofonista norte-americano, intitulado "Native Dancer". Ele já trabalhou com o poeta português Sérgio Godinho, com a islandesa Björk, e muitos outros nomes.

Reprodução/Twitter - 25.10.2022

Parcerias Nacionais

Já no cenário nacional o artista trabalhou ao lado de mais nomes de destaque da MPB e os projetos influenciam trabalhos da música brasileira até hoje. Entre os nomes com quem Milton atuou estão Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Fafá de Belém, Simone e Elis Regina.

Reprodução/Twitter - 25.10.2022

Elis Regina

A cantora já foi eleita por Nascimento como a "grande musa inspiradora" para diversas músicas que já compôs. Maria Rita, filha da artista, teve o apoio de Milton ao longo da carreira.

Reprodução/Twitter - 25.10.2022

Trabalhos e prêmios

Com 80 anos, os números da carreira de Milton seguem impressionando até hoje. O cantor já lançou mais de 30 álbuns e recebeu 5 Grammys na trajetória, um deles na categoria de "Best World Music Album", em 1997.

Reprodução/Twitter - 25.10.2022

Turnê e documentário

Em 2021, Milton Nascimento anunciou que se despedirá dos palcos em uma turnê que ocorre até novembro deste ano, intitulada "A Última Sessão de Música”. Ao final das apresentações, o músico ainda lançará um documentário com cenas dos bastidores dos shows e depoimentos dele e de outros artistas.

Reprodução/Twitter - 25.10.2022

Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre cultura, celebridades e mais!

Reprodução