5 famosas que fizeram exame preventivo e venceram o câncer de mama

Com exames preventivos, mulheres tendem a descobrir a doença na fase inicial, aumentando as chances de cura. Se toque!

O câncer de mama

Desde 1990, Outubro Rosa se tornou um mês para a campanha de conscientização do câncer de mama, tipo de câncer que mais incide em mulheres no mundo. A campanha promove a conscientização para a realização de exames preventivos, já que, quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores as chances de cura.

Reprodução

Superação

Sendo o câncer que mais afeta as mulheres, famosas passaram a compartilhar as experiências nas redes sociais. Além do estímulo aos exames, as celebridades que venceram o câncer compartilham as histórias de superação e são porta-vozes na disseminação de informações úteis.

Reprodução

Ana Furtado

Atriz e apresentadora, Ana Furtado recebeu o diagnóstico em 2018 durante exames de rotina. Em tratamento, ela continuou trabalhando até vencer a doença em 2020. "O câncer, em um primeiro momento, é uma grande ameaça e, para muitos, continua sendo. Então, desde o começo, me propus a ter uma aceitação positiva da doença e essa aceitação me levou a me adaptar a esses novos cenários", disse.

Reprodução

Patricia Pillar

Nos anos 2000, a atriz revelou que enfrentou o câncer de mama. A descoberta veio através do autoexame, quando ela notou um nódulo no seio. "As pessoas precisam compreender a importância do toque. [...] Algumas pessoas ainda tratam o câncer como se fosse algo incurável. Isso não é mais verdade. Falar sobre essa doença pode esclarecer muita coisa", disse.

Reprodução

Arlete Salles

A atriz descobriu o câncer aos 72 anos, em 2014. Arlete passou por cirurgias, quimioterapia e radioterapia para vencer a doença. "O estigma da doença é o que mais entristece as mulheres, mas isso fica tão pequeno quando a gente compara com a vida… Quero avisar as companheiras que o cabelo volta mais forte e farto. Eles renasceram mais bonitos."

Reprodução

Fernanda Motta

Modelo e apresentadora brasileira, Fernanda descobriu o câncer de mama em 2019. Em participação da campanha do Outubro Rosa no Encontro, ela aconselhou: "A gente tem que desmistificar esse nome tão forte. O câncer é uma doença séria, mas ele tem cura. Principalmente se você tem um diagnóstico precoce. É muito melhor a gente se cuidar e prevenir."

Reprodução

Elba Ramalho

A cantora percebeu que o cisto que tinha há anos havia mudado de forma e tamanho. Em 2010, ela procurou um médico após o autoexame. "Achei que fosse pegadinha. Não era possível, não tinha caso nenhum na família… Eu pedia de joelhos mesmo. Dizia: 'Me ajuda, sozinha não estou conseguindo'. Esse ano que passei de joelhos foi transformador porque evoluí emocionalmente como nunca antes".

Reprodução

Jane Fonda

Estrela de "Grace & Frankie", Jane Fonda recebeu o diagnóstico após um exame de rotina. No blog pessoal ela se mostrou aliviada por descobrir no estágio inicial. "Eu tenho tanta sorte! Nós descobrimos cedo e, por isso, não foi tão invasivo. Eu quero agradecer a todos meus fãs e amigos que me escreveram lindas mensagens. Significou muito para mim".

Reprodução

Como prevenir?

Uma boa alimentação, exercícios físicos, não ingestão de hormônios sintéticos, reduzir o consumo de álcool e cigarros podem reduzir os riscos da mulher desenvolver o câncer. É essencial que mulheres façam exames regulares de mamografia e tenham o hábito de realizar o exame de toque, que pode ser feito pela própria mulher e em casa. Mulheres com histórico na família devem redobrar a atenção.

Reprodução

Autoexame

Fique alerta se notar alguma dessas alterações na região: nódulos endurecidos na mama, vermelhidão, retrações ou alterações na textura da pele e secreções sanguinolentas do mamilo. Nesses casos é preciso buscar ajuda imediatamente, uma vez que tais sinais podem ser indícios do câncer de mama, mas somente um profissional capacitado poderá diagnosticá-lo.

Reprodução

Fique por dentro!

Se inscreva no canal do iG Gente no Telegram!

Reprodução