De Nazaré a Brisa: histórias reais que inspiraram novelas

Em 'Travessia', a história da protagonista Brisa é inspirada no caso de Fabiane Maria de Jesus, morta após uma notícia falsa sobre ela circular nas redes sociais.

Bibi Perigosa

Também de Glória Perez, a história da personagem Bibi Perigosa, de "A Força do Querer", foi inspirada em Fabiana Escobar, que ficou conhecida por ser esposa de Saulo de Sá da Silva, que comandou o tráfico de drogas, além de ser chamada de "Baronesa do Pó".

Reprodução/Instagram/TV Globo

Bebê-diabo

Em "Pantanal", a personagem Irma ficou grávida do peão Trindade, que tinha um pacto com o diabo. O filho do casal nasce com poderes sobrenaturais, conhecido como "Bebê-diabo". Para essa história, Benedito Ruy Barbosa se inspirou na história no bebê-diabo que assombrou moradores da região metropolitana de São Paulo, em 1970.

Reprodução/Globo - 18.08.2022

Comendador

A história de José Alfredo (Alexandre Nero), conhecido como Comendador em "Império", foi inspirada na vida de José Berardo, um empresário e colecionador português, José fez fortuna com o comércio de ouro. Na trama, o comendador enriqueceu com o comércio de esmeraldas.

Reprodução/Globo

Nazaré Tedesco

A história de Nazaré Tedesco, que sequestrou uma criança em "Senhora do Destino", de 2003, foi inspirada em um crime de 1986, o caso do menino Pedrinho. Vestida de enfermeira, Vilma Martins Costa levou o menino da maternidade quando ele tinha somente 13 horas de vida.

Divulgação/Globo

Morena

A Morena de "Salve Jorge" foi vítima de tráfico humano, sendo obrigada a se prostituir. A história da protagonista Nanda Costa foi inspirada em Ana Lúcia Furtado, traficada para Israel, onde trabalhou como prostituta.

Divulgação

A Força do Querer

Em "A Força do Querer", a história de Ivana, que passou por uma transição de sexo, foi inspirada no mineiro Tarso Brant, que também realizou a transição. Ele, inclusive, fez uma participação na história.

Divulgação

Laços de Família

Lá em "Laços de Família", Camila, vivida por Carolina Dieckmann venceu o câncer pela medula da irmã caçula após Helena engravidar de Pedro. Bem como na novela, o autor Manoel Carlos viu essa história em uma notícia de jornal, nos Estados Unidos.

Reprodução/TV Globo

Travessia

Travessia estreia nesta segunda-feira (10), na Globo, com Lucy Alves interpretando Brisa. O caso da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, que morreu ao ser espancada por moradores do Guarujá, em 2014, foi a referência da autora Gloria Perez. Fabiane foi confundida com uma sequestradora de crianças, o que acontecerá com Brisa na trama.

Globo/Fábio Rocha

Saiba mais!

Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Reprodução