Rita Guedes celebra 30 anos de carreira e avalia retorno às novelas

'Sou mais feliz e segura hoje', declara a atriz aos 50 anos

Rita Guedes comenta 30 anos de carreira
Foto: Reprodução/Globo - 07.09.2022
Rita Guedes comenta 30 anos de carreira


Com nada menos do que 30 anos de carreira, Rita Guedes comemora o feito com um papel que já entrou na lista dos seus preferidos. A atriz, de 50, interpreta a advogada Manuela Berengher, que volta na segunda temporada de “Arcanjo renegado”, no Globoplay, como governadora do Rio. Animada com o trabalho, a paulista de Catanduva fala sobre sua experiência de mergulho na política, de suas inspirações e o que aprendeu na preparação para o papel. Como vinho, quanto mais o tempo passa ela parece melhor, e na conversa abaixo Rita também debate sobre isso. Confira!

+ Entre no  canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Trinta anos de carreira

“Eu fiz grandes personagens. Estou feliz com os 30 anos de TV. Em todos os projetos me apaixono pelos papéis, mas pensando na resposta do público, destaco minha primeira vez, em ‘Despedida de solteiro’ (1992), em que tudo era novo para mim. ‘Alma gêmea’ (2005), com Walcyr Carrasco, também foi marcante na minha carreira. E Manuela agora, que é uma personagem diferente de como as pessoas estão acostumadas a me ver e está me dando prazer em fazer”.


De cantora a atriz

“Quando comecei, queria muito ser cantora. Tinha 13 anos, tocava violão. Mas deixei na casa dos meus pais e nunca mais peguei (risos). A vida foi me enveredando para outro lado e me apaixonei pela profissão de atriz. Nunca tive outra vontade a não ser essa. Mas já comecei a escrever roteiros, fiz a adaptação da minha peça de teatro, tenho vontade de dirigir”.

+ Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram !

Saudade das novelas

“As pessoas me cobram muito mesmo para voltar às novelas (a última foi ‘Flor do Caribe’, de 2013). Eu tive esse intervalo grande fora das novelas porque passei dez anos nos Estados Unidos. Foi muito bom, fiz os cursos que queria fazer. Muitos frutos vieram dessa minha temporada fora e isso fez eu me afastar das novelas. Mas confesso que estou com saudade também, não é só o público”.

Personagem forte

“Manuela é governadora na segunda temporada de ‘Arcanjo renegado’. O governo dela é muito atacado. Aí que ela vai mostrar toda a sua força como mulher e política. Ela mostra que é uma mulher forte, porque quando cai é de pé. Não se curva diante das dificuldades e não se amedronta diante das ameaças”.

Gosto por política

“O universo de Manuela é muito distante do meu, então fui procurar pessoas que convivem nesse dia a dia. Um governador não pode desligar o celular e falar que está com a família. Quis saber como funcionava essa rotina, é muita dedicação. Alguns políticos me ajudaram (a atriz chegou encontrar o atual governador do Rio, Claudio Castro). Tive aula de Ciência Política com Paulo Baía, professor da UFRJ, e muitas conversas com pessoas ligadas ao governo. Eu lia e sabia o que estava acontecendo na política, mas nunca me aprofundei tanto. Tomei um pouco de gosto por conta dessa série, hoje sou mais ligada”.

A mulher na política

“Muitas vozes que estavam até então caladas estão vindo à tona. Era muito difícil uma mulher mostrar trabalho na política porque era sufocada no meio do caminho. O poder é basicamente masculino. Existem mulheres muito inteligentes, corajosas porque sofrem muito mais ataques do que os homens e continuam seguindo adiante”.

As inspirações de Rita

“Para este papel, eu me inspirei na Tabata Amaral. Com 28 anos, é decidida, tem seus ideais e lutra bravamente por eles. Em Marielle Franco, que é um marco na política, uma mulher extremamente forte, corajosa e guerreira. Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, me impressionou pelo modo como conseguiu conter a pandemia no país dela de uma maneira inteligente. Denise Frossard também me inspirou pela sua bravura”.

Mulher de fibra

“Sempre tive personalidade, sempre busquei meu espaço. Nunca precisei ou quis um homem do meu lado para as pessoas me respeitarem. Eu queria ser respeitada por quem eu era. Aí você recebe um monte de apelidos — louca, descontrolada, arrogante, maluca — quando percebem que não conseguem derrubar uma pessoa assim. Já fiquei muito chateada, mas isso nunca me deteve. Hoje em dia, as pessoas estão começando a respeitar mais as mulheres, mas ainda tem um caminho longo. Às vezes, você tem que se impor mais, falar alto, ser firme só para ser respeitada. Eu já sofri muito isso na minha carreira, mas sempre lutei, combati e nunca aceitei”.

Críticas

“Eu nunca deixei a opinião dos outros interferir no que eu quero. Quando você quer alguma coisa do fundo do seu coração e você batalha, se prepara, você não tem que ouvir o que as pessoas vão dizer. Todo mundo pode ter opinião sobre qualquer coisa. Sempre fui uma pessoa que não ouvia a opinião de ninguém. Nem algo positivo, nem algo negativo. Eu pegava a opinião para melhorar o que quero fazer. Tem que filtrar, sempre filtrei”.

50 anos

“Eu acho que toda idade tem seus prós e contras. Eu olho sempre para os prós. O que ganhei, as coisas que realizei, as pessoas que conheci. Eu sou muito mais eu hoje, mais segura, feliz. O mais importante para mim é ter saúde. A idade não te limita, ela te dá possibilidades. Eu não me arrependo de nada do que fiz, tudo foi um aprendizado, mas acho que minha vida é muito mais completa e feliz atualmente”.

Sensualidade

“Eu fiz muitos personagens assim (sensuais) e gosto mesmo de fazê-los. Todo mundo tem seu charme, sua sensualidade, mas não falo que sou sexy. Acho que sou verdadeira. E cada vez mais quero ter contato com meu verdadeiro eu”.

Cantadas na rede

“Agora estou solteira. Recebo muitas cantadas (risos). Mas estar falando com os fãs é a parte gostosa do trabalho. Quase não enfrento coisas negativas nas redes. De vez em quando, eu respondo, mas sempre vejo”.

+ O "AUÊ" é o programa de entretenimento do iG Gente. Com apresentação de Kadu Brandão e comentários da equipe de redação, o programa vai ao ar toda sexta-feira, às 12h, no YouTube, com retransmissão nas redes sociais do portal.