Logo após a decisão de escalar Jade Picon para "Travessia", próxima novela das 21h, a Globo parece focar em promover os bastidores da ex-BBB 22 nas redes sociais. A nova atriz, que estará no papel de Chiara e contracenará com Chay Suede e Grazi Massafera, também ex-BBB, aparece em mais publicações da emissora nas redes sociais do que a atriz principal, Lucy Alves, que interpreta Brisa na obra de Glória Perez.
Tanto que a publicação "Conheça os Protagonistas de 'Travessia'" foi publicada no último dia 17. Já o anúncio de Jade Picon como Chiara ocorreu em junho deste ano.
Mas será que a Globo quer reforçar a imagem positiva de Jade como a nova atriz ao invés de promover a novela? O iG Gente conversou com Fabiana Teixeira, especialista em Branding e Marketing Digital, e Jonathas Groscove, empresário e influenciador de marketing para entender as estratégias da Globo com a próxima novela, que tem a difícil missão de substituir o fenômeno "Pantanal".
Para Fabiana, a estratégia de focar as publicações em Jade é pela polêmica do assunto, já que a ex-BBB não é uma atriz formada em artes cênicas. "A polêmica repercute, gera curiosidade. A Globo vem fazendo esse trabalho de reforçar a imagem de Jade Picon desde o fim do 'BBB', quando a influenciadora digital participou de vários programas na emissora", afirma.
Fabiana aponta que a estratégia usada pela Globo e pela atriz foi de não comentar a situação, mas usar o destaque de outra maneira. "Jade diminuiu as publicações e stories, mas não deixou os fãs órfãos de postagens. Ela compartilhou detalhes da rotina de filmagens e rumos da carreira", analisa.
Jonathas pensa que Jade tem talento que deve ser esculpido, por isso, precisa reforçar a imagem para ter um posicionamento forte na televisão. "Jade está cumprindo o que é designado, ela é muito competitiva e por isso teve de se preparar e estruturar para chegar dentro do objetivo", analisa.
Para ele, as publicações de Jade no Instagram da Globo e no perfil pessoal são uma estratégia conjunta, para ultrapassar o julgamento da internet. "Eles usam esse conteúdo para mostrar que, por mais que ela não tenha a formação, se faz uma artista completa. O conteúdo serve para mostrar que ela merece o papel que tem e apesar da aprovação ou não do público, ela tem que entregar o que se comprometeu a fazer", indica.
Em um dos vídeos publicados pela Globo, Jade está com Chay Suede e o preparador de elenco Eduardo Milewicz. No vídeo, ela recebe dicas sendo elogiada por ele. Para Fabiana, essa é uma forma de mostrar a importância que Jade dá para o preparo pré-gravação.
"Já que existe tanto julgamento pelo fato dela não ser atriz, acredito que o objetivo seja mostrar justamente a dedicação, o processo de formação e que estão no caminho certo, quando o preparador de elenco a elogia", analisa.
Para Jonathan, vídeos da preparação de elenco não demonstram uma melhor estratégia. "Acredito que o melhor a fazer seria simplesmente aparecer com o papel e a novela já feita, porque, assim, as pessoas iriam entender mais a entrega dela e não a preparação", comenta.
Mudança de visual é parte da estratégia
Jade precisou cortar os cabelos e mudar a coloração para interpretar Chiara na novela de Glória Perez. Para a influenciadora, a mudança foi "bem radical". Mas, para Fabiana, a transformação foi parte do fortalecimento de imagem. "Uma mudança de imagem que influencia diretamente na percepção das pessoas, ou seja, à projeção de uma imagem, de um novo posicionamento, na conquista de um espaço", comenta.
Ao analisar a fala de Jade, em que ela diz que a mudança de visual é uma transformação na vida dela interna e profissionalmente, Fabiana sinaliza que essa é uma forma de se conectar com o público. "Tudo comunica. Quando Jade revela seu momento de vida, de uma transformação profissional e interna, gera conexão com o público, fortalecendo, com certeza, a imagem", pondera.
Estratégia pode ter o efeito contrário
Com a grande exposição de Jade Picon nas redes sociais da Globo, os especialistas apontam que ao invés de aproximação com a ex-BBB, o público pode se afastar ainda mais dela.
"As pessoas podem entender que a Globo não deu apenas a oportunidade para Jade, mas também auxiliando ela com uma estrutura toda. A aceitação só vem realmente quando a novela for ao ar", acredita Jonathan.
Fabiana indica que o processo de afirmação de Jade como atriz é contínuo, mas que se deve fazer com cuidado e sem hipocrisia. "As ações não envolvem apenas a aparência, mas o comportamento. Jade vem mudando a postura desde o 'BBB 22' e deixou a marca registrada. No digital, é preciso se reinventar, todo dia nasce um influenciador, mas só sobrevive quem tem conteúdo diversificado", analisa.
Sem a 'nova web' seria mais fácil?
Logo após o "BBB 5", Grazi Massafera entrou em "Páginas da Vida", como Thelminha, e se tornou atriz na Globo. Apesar do bullying nos bastidores, Grazi foi bem aceita pelo público e hoje é uma das figuras mais marcantes da emissora.
Para Fabiana, um momento menos acelerado da web não mudaria a vida de Jade, já que Grazi sofreu o mesmo em uma época sem a força da internet. "O que mudou foi que a internet possibilitou um palco de exposição instantâneo, versátil, poderoso e também perigoso! Afinal, nada passa despercebido por ali. Jade vem desse universo, conhece bem", afirma.
Jonathan, porém, acredita que o processo de aceitação pode ter sido mais fácil para Grazi. "Sem críticas, sem exposição, sem julgamentos, ela simplesmente apareceu nas novelas. Já para a Jade é outra visão, tudo completamente diferente, um mundo novo comparado ao tempo da Grazi", conclui.