Exclusivo

'Ganho 15 vezes mais', diz TikToker que se demitiu após pressão

Mateus Pesce agradeceu ao gerente de supermercado que se incomodou com poder viral nas redes sociais

Mateus começou em março de 2020
Foto: Reprodução/Instagram/Twitter 24.08.2022
Mateus começou em março de 2020

Mateus Pesce, mineiro com mais de um milhão de seguidores no Instagram e quase sete milhões de fãs no TikTok, agradece pelo momento em que pediu demissão do mercado em que trabalhava, como Administrador de Segurança do Trabalho, em Belo Horizonte (MG). 


Em entrevista ao iG Gente, o influenciador, hoje trabalhando com as duas redes e contratado pelo Kwai, onde acumula quase 700 mil seguidores, conta que dois anos após sair do mercado em que trabalhava, ganha 15 vezes a mais que o último salário que recebeu. 

"Não gosto de falar em valores, mas é 15 vezes mais, consegui comprar meu apartamento, mobiliei ele. Sinto que recebo muito bem e muito mais do que imaginei na minha vida toda", conta. 

Mateus trabalhava em um mercado de Belo Horizonte antes de focar na Internet. Ele estava no setor de administração, com segurança do trabalho, quando decidiu sair do emprego. "Fiquei quatro anos no supermercado até tomar a posição de sair", relembra. 

Segundo Mateus, ele já era famoso nas redes sociais com os vídeos de comédia e cotidiano e a popularidade afetou o trabalho no mercado. O TikToker conta que o gerente se incomodou com a viralização dos vídeos na web em 2020. "Meu gerente era muito amigo meu, mas começaram a ocorrer coisas que estavam desagradando ele, muitas pessoas iam lá no supermercado que eu trabalhava para me procurar, o que incomodou ele demais", entrega. 

Mateus diz que o gerente começou a implicar com ele e chegou a transferi-lo para outras unidades do mercado em Belo Horizonte. "Ele me mandou para vários lugares, já que ele pensava que eu queria ser famoso. Tinha dia que eu me deslocava até 30 km para trabalhar, eu não aguentava mais", pontua. 

A coincidência também pesou na hora de Mateus decidir sair do supermercado em que trabalhava. Ele, que não havia faturado nada com as redes sociais, recebeu um convite para fazer publicidade de uma marca de bebidas na época em que estava cansando do trabalho no mercado. 

"Eu não sabia cobrar, joguei um valor que eu achava bom, mas recebi um que me deixou abismado, me ajudou. Quando recebi, vi que era muito mais do que eu ganhava, cinco, seis meses trabalhando no mercado. Foi aí que decidi investir de verdade e pedi demissão do supermercado, com uma mão na frente e outra atrás", afirma. 

Hoje, Mateus não segue o ex-gerente nas redes sociais e diz ter removido ele de seguidor. "Ainda gosto dele, mas o que ele fez comigo na época foi muita maldade. Mas tem um mês que fui fazer uma compra lá e nossa, ele me tratou super bem, mas não mantemos contato", indica. 

Fama assustou, mas ele acostumou

Mateus não esperava ficar famoso com os vídeos de humor. Ele conta que a primeira vez em que apareceu foi no canal de um amigo. "Ele nem é mais influenciador, mas quando gravei com ele, o vídeo deu uma viralizada. Foi aí que eu pensei: 'Gente, esse vídeo não subiu à toa'. O foco foi todo para mim, até fiquei frustrado por ele, mas foi aí que decidi abrir o perfil no TikTok", relembra. 

Para o influenciador, a fama viral aconteceu a partir do sexto vídeo que publicou na rede. "Peguei gosto, fui fazendo e engajando, aí o Whindersson Nunes republicou um dos vídeos e eu ganhei quase três mil seguidores. Fui fazendo e não parei mais", aponta. 

Mateus não pensava que seria reconhecido nos lugares em tão pouco tempo. Ele relembra a vez em que foi reconhecido em um shopping. "Eu fiquei com muita vergonha. Na primeira vez fui para o banheiro me esconder depois que uma pessoa pediu para tirar foto comigo, até fiquei sem graça. No começo eu não queria nem sair, mas hoje é tranquilo", afirma. 

Ele até brinca com a situação da fama. "Não tem como sair de casa de qualquer jeito, alguém vem para bater uma foto, falar com você. Hoje eu recebo, recepciono, abraço, tiro foto. Se estou aqui hoje, é devido aos fãs", agradece.

"Fico surpreso porque não sonhava com nada disso, eu trabalhava em supermercado, sabe? Mas tem amigo meu, influenciador, que sai na rua só para ser reconhecido e tirar foto", alfineta. 

Família e dicas

Mateus afirma que com o dinheiro das publicidades que fez conseguiu ajudar a mãe a tratar da saúde bucal. "Eu fiz muita coisa, consegui proporcionar muito para a minha mãe. Ela nem tinha dente por não conseguir tratar e eu prometi para ela que arrumaria eles. Hoje ela tem os dentes todos na boca, perfeitos", relata. 

O TikToker afirma que já surpreendeu a mãe com altos valores na conta. "Não quero dar coisa material, dou um dinheiro para ela comprar o que quiser. Dei uma quantia para ela que ela ficou: 'Mateus, nunca vi esse dinheiro na minha conta'", relembra. Ele diz que o próximo sonho é dar uma casa para a mãe com o dinheiro que ganha das redes sociais. 

Mas Mateus trabalha sendo 'pé no chão' com a internet. Como boa parte das 'publis' não são recorrentes ou são pagas com meses de distância da publicação dos vídeos, o influenciador comenta que é preciso saber como gastar os valores que chegam com o trabalho online. 

"Sendo sincero, você pode ganhar muito, mas não é aquela coisa. Eu já fiquei dois meses sem trabalho na internet, tem vezes que se recebe três meses depois, é preciso saber administrar. Se você quer gastar tudo, você fica sem dinheiro", analisa.

Para ele, a internet "dá uma renda bacana", mas dá um conselho para os que pensam em entrar neste mundo. "Tem gente que entra nesse meio achando que já vai ganhar. Só que não. Eu tinha quase dois milhões de seguidores no TikTok e ainda trabalhava em supermercado, as marcas até entravam em contato, mas não é organizado como é hoje, que sou empresariado", completa.