20 anos de Rouge: relembre sucessos e polêmicas do grupo

Há 20 anos, no dia 17 de agosto de 2002, nascia o grupo Rouge, formado por Aline Wirley, Fantine Thó, Karin Hils, Li Martins e Lu Andrade. Desde então, as carreiras das cantoras foram marcadas por grandes sucessos, mas também por polêmicas.

Formação

O grupo surgiu na primeira temporada do reality show "Popstar", apresentado no SBT, em 2002. Ele tinha como objetivo formar um grupo vocal feminino pop no Brasil. As cinco foram escolhidas entre milhares de candidatas. A grande final foi no dia 17 de agosto daquele ano.

Reprodução Instagram

Primeiro álbum e primeiros hits

O primeiro álbum de estúdio do grupo, chamado Rouge (2002), foi lançado em 19 de agosto de 2002 e vendeu mais de 2 milhões de cópias no Brasil . A obra carregava hits como "Não Dá pra Resistir" e "Ragatanga", que virou um sucesso atemporal.

Reprodução

Música do diabo?

"Ragatanga" fez tanto sucesso que esteve envolvida em polêmicas. A música foi baseada em uma canção em espanhol, "Asereje". O refrão, no entanto, parece ser de uma língua desconhecida,e, por isso, alguns versos causaram estranheza. O single foi acusado de ser amaldiçoado. Trechos como "possuído pelo ritmo ragatanga" também alimentaram os rumores. Na época, surgiu uma teoria de que o personagem Diego tentava cantar a canção favorita dele, “Rapper’s Delight”, que tem o refrão parecido com o de Ragatanga, só que em inglês. Mas, ele estaria sob uso de entorpecentes e, por essa razão, a letra teria palavras sem sentido.

Plágio?

E, por ter referências de duas outras músicas, muitas pessoas começaram a dizer que o hit seria um plágio. Mas nada foi apontado judicialmente.

Segundo álbum também foi um sucesso

O segundo álbum do grupo, C'est La Vie, lançado em 2003, vendeu mais de 900 mil cópias e trouxe sucessos como "Brilha la Luna" e "Um Anjo Veio me Falar". Neste mesmo ano, o grupo se apresentou para um grande público: 23 mil pessoas assistiram o show delas no Estádio do Pacaembu. Esta apresentação originou o DVD "A Festa dos Seus Sonhos".

Polêmicas com empresários

Rouge também esteve envolvido em polêmicas internas. Uma delas foi com os próprios empresários. As integrantes já declararam, diversas vezes, que ganhavam mal. Fantine, inclusive, contou ao TV Fama que "virava mesa" e "batia boca" com os empresários por causa disso. Luciana também dizia que não se dava bem com eles e brigava pelos direitos.

Carol Caminha/Divulgação

Tensão com Luciana e fim do grupo

Após polêmicas com empresários, Luciana deixou o grupo em 2004. As quatro integrantes, porém, continuaram e lançaram os álbuns Blá Blá Blá (2004) e Mil e uma Noites (2005). Depois de alguns anos, Andrade revelou que, quando saiu da banda, aconteceu um movimento para que ela fosse afastada das outras meninas. "Quando eu falei que eu ia me retirar, pra eles [empresários] foi um alívio. 'Vamos continuar aqui com as quatro'. E aí eles começaram a fazer a cabeça delas para não me aceitarem caso eu mudasse de ideia. Aí começaram a fazer fofoquinha ali dentro, e isso se espalhou". Depois de tantos conflitos, Rouge, se desfez em 2006.

Carol Caminha/Divulgação

Luciana X Fantine

Enquanto o grupo estava ativo também tiveram tretas entre as integrantes. Luciana Andrade tinha uma rixa com Fantine, que contou que as duas não se davam bem desde o começo. “Nós tivemos muitas dificuldades. Eu principalmente na minha convivência com ela. Eu sempre fui muita aberta desde o começo. Quando eu encontrei a Lu na casa Pop, eu fiquei decepcionada. Eu pensei: ‘Puts, esse grupo não vai ser legal. Tive esse sentimento. Não me bateu legal”, relembrou.

Reprodução

Luciana Andrade X todas as integrantes

Segundo Fantine, Luciana, inclusive, foi uma das que brigou com quase todas as artistas. “Teve essa dificuldade. Teve o esforço legítimo de conviver, de fazer funcionar. Não é por uma diferença pessoal que nós tínhamos com a Lu. Porque não era só comigo, mas eu que falava e verbalizava mais", contou ela.

Reprodução/Instagram

Fantine também causava

Karin Hils já revelou, em uma entrevista para um podcast, que Fantine também causava conflitos. Segundo a artista, ela virava a mesa e saía gritando. "Mano, tu quebrava o camarim. Se tu quebrar eu vou quebrar mais ainda em cima de você. Quebra para tu ver se eu não quebro", lembrou ela das reações que tinha após as atitudes da colega. Há rumores de que Fantine também pedia separação de camarim.

Reprodução/ Instagram - 06/06/2022

Brigas duraram até hoje

Nessa mesma entrevista, Karin Hils disse ainda que elas não são amigas atualmente. Ela explicou que as cantoras têm um grupo no Whatsapp, que serve, apenas, para tratar de questões burocráticas. "Não é um grupo de amigas", pontuou a artista.

Reprodução/Instagram - 06.04.2022

Polêmicas fora do grupo

Fantine causava também fora do grupo. Em 2006, ela furou a fila do show do U2, em São Paulo, na tentativa de conseguir um bom lugar na frente do palco. A ação causou tumulto e desagradou alguns fãs da banda que estavam no local.

Retorno, só que não...

Em 2017, as integrantes se reuniram para comemorar o aniversário de quinze anos de Rouge, na festa Chá da Alice, e embarcaram em uma nova turnê pelo Brasil, a Rouge 15 Anos. Os shows tiveram os ingressos esgotados. Em 2019, elas lançaram o primeiro álbum pós-reunião, com os singles "Dona da Minha Vida" e "Solo Tu". Mas após o lançamento do projeto, elas se separaram de novo, por tempo indeterminado. Este ano, elas assumiram no "Encontro" que foi um erro terem anunciado uma volta permanente delas.

Números impactantes

O Rouge lançou cinco álbuns, quatro de muito sucesso. Só o primeiro vendeu mais de dois milhões de cópias. O grupo também apresentou cinco turnês antes do fim da união. No retorno, as artistas rodaram o Brasil mais uma vez. As músicas da banda estiveram em trilhas de filmes da Xuxa e da Eliana.

Reprodução

Gostou da lista?

Para saber mais sobre o mundo do entretenimento, arraste para cima e entre no nosso grupo do telegram.