Da Tiazinha ao curso de autoconhecimento: veja como está Suzana Alves

Atriz, que virou símbolo da década de 90 ao interpretar 'Tiazinha', completa 44 anos nesta quarta-feira (3).

Início da carreira

Nascida em São Paulo, em 1978, Suzana Ferreira Alves começou a trajetória na TV ainda na infância. Aos oito anos, foi aprovada para ser assistente de palco do programa infantil "Oradukapeta", do SBT, onde permaneceu até a atração chegar ao fim, em 1990. Entre 1993 e 1996, seguiu na emissora participando de esquetes do programa "Casa da Angélica", paralelamente a trabalhos publicitários.

Reprodução/Twitter - 02.08.2022

Programa H

Em 1997, Alves acompanhou uma amiga bailarina na atração da Band e foi convidada pelo diretor Cristiano Mendes para estrelar uma personagem inspirada na Mulher-Gato. No ano seguinte, Suzana estreou como Tiazinha no programa comandado por Luciano Huck.

Reprodução/Instagram

Sucesso

Com a lingerie, máscara, chicote, a personagem Tiazinha se tornou um símbolo sexual do final dos anos 1990. Suzana se popularizou pelas dinâmicas que protagonizava no programa com a interação da plateia, que iam desde chicotadas até depilação em jovens garotos.

Reprodução/YouTube - 02.08.2022

Playboy

No auge da notoriedade como Tiazinha, Suzana Alves foi capa da revista adulta em 1999 e se consagrou entre as celebridades com as edições mais procuradas, com 1,2 milhão de exemplares vendidos na época.

Reprodução - 02.08.2022

Da TV à música

Em setembro de 1999, soube que Huck deixaria a apresentação do "Programa H" e também saiu da atração já com receio da imagem sensual da personagem. No mesmo ano, apresentou a própria série na Band, "As Aventuras de Tiazinha", que buscava modificar a personalidade da protagonista a colocando como uma super-heroína que combatia o crime. Ela também investiu na carreira musical lançando o disco "Tiazinha Faz a Festa", que vendeu 250 mil cópias, e trouxe um hit da época, "Uh! Tiazinha".

Reprodução/Twitter - 02.08.2022

Realities, atuação e mais

A partir de 2001, deixou de dar vida para a personagem popular para participar de da "Casa dos Artistas" e ainda tentar a carreira de repórter na "RedeTV!" e "SBT". Ao longo dos anos, investiu fortemente na trajetória como atriz em novelas, filmes e peças de teatro, ganhando um prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no "Festival de Brasília" em 2008. Retornou aos realities em 2017, quando foi vice-campeã do "Dancing Brasil".

Reprodução/Twitter - 02.08.2022

Desafios

Desde que abandonou a Tiazinha, Suzana já relatou algumas vezes a dificuldade de se desligar da personagem. Em desabafo sobre a mudança como figura pública em 2021, ela afirmou que não existiu uma motivação por trás do sucesso, já que participou do programa "para ganhar dinheiro para ajudar a pagar a faculdade". “Essa transição não foi nada fácil. Foi algo que até hoje eu trabalho. Mas não é só a transição da Tiazinha, é da vida, das curas de antes da Tiazinha. Eu tive uma vida antes e ser reconhecida hoje como Suzana e como eu sou e não com uma máscara da personagem é muito lindo e gratificante saber que toda a dor, tudo passou", disse.

Reprodução/Instagram - 02.08.2022

Vida pessoal

Suzana Alves é casada com o ex-tenista Flávio Saretta desde 2010. Benjamin é fruto do relacionamento do casal e nasceu em 2016. Pelas redes sociais, a artista segue compartilhando momentos em família e trabalhos na mídia ou com a própria rede de estúdio de Pilates, que fundou em 2010.

Reprodução/Instagram - 02.08.2022

Religião

Suzana Alves disse, em conversa com Karina Bacchi, no YouTube, que abriu mão de trabalhos que envolvessem, por exemplo, o beijo de língua. "Hoje fico à disposição de Deus e não aceito nenhum trabalho sem falar antes com o meu marido (o ex-tenista Flavio Sarettta). Não é 'tudo me convém'. Deixo de fazer muitas coisas porque eu não acredito. O nu, o beijo de língua, eu não faço. Por isso que eu faço poucos trabalhos", disse.

Reprodução/Instagram

Curso

Suzana Alves vende um curso chamado de "Caminho da Su" na hotmart. "Eu, Suzana Alves, vou estar nesta jornada com você e te ajudar na busca do autoconhecimento e te auxiliar no emagrecimento e na realização de uma vida saudável", diz a descrição do produto, que custa R$ 249.

Reprodução/Youtube

Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Reprodução