Além de Melody: confira 10 artistas que já foram acusados de plágio

Recentemente, Anitta sugeriu que Melody plagiou a música "Positions" de Ariana Grande, ao lançar "Assalto Perigoso". Mas não foi só Melody que foi acusada de hitar copiando outros artistas; veja!

Beyoncé

Até Beyoncé foi acusada de plágio. A compositora Jennifer Armour veio a público, em 2005, alegar que um dos maiores sucessos da cantora, “Baby Boy”, é uma cópia da música dela, “Got a Little Bit of Love for You”. A música, no entanto, ainda leva o nome da cantora e, atualmente, consta em todas as plataformas, assim como o clipe.

Madonna

Madonna foi processada pelo compositor belga Salvatore Acquaviva, que alegou que o hit “Frozen”, de 1998, é cópia de uma composição dele, chamada “Ma Vie Fout L’Camp", feita em 1993. O caso foi julgado pelo Tribunal de Urgência de Bruxelas. Em 2005, o plágio foi reconhecido e a música foi proibida de ser veiculada na Bélgica.

Reprodução/Instagram

Zé Felipe

Zé Felipe foi acusado de plágio com a música "Toma Toma Vapo Vapo" pelo compositor e cantor Carlinhos Mutuca, que alegou que o hit era uma cópia da música "Vip Vap", registrada desde 2020. Ele pediu indenização por plágio e danos morais.

Reprodução

Roberto Carlos

Em 1990, o Rei foi acusado de plágio pelo compositor Sebastião Salgado. Ele dizia que Roberto copiou a música “O Careta”. O cantor acabou sendo condenado sendo obrigado a pagar uma multa de R$ 2,6 milhões. 15 anos depois, Roberto Carlos foi processado novamente por plágio. Desta vez, a artista Erli Cabral disse ser a verdadeira autora de “Traumas”.

Daniel Nascimento

Seu Jorge

Seu Jorge foi acusado, na Justiça, pelos músicos Ricardo Coelho e Rodrigo Pereira de ter roubado seis canções deles: “Carolina”, “Tive Razão”, “Gafieira S.A.”, “Chega no Suingue”, “She Will” e “Não Tem”, alguns dos maiores sucessos do cantor.

Leo Lima

Shakira

A cantora foi acusada de plagiar a canção "Loca Com Su Tiguere", de Ramón Arias Vazquez ao produzir a música "Loca", já que a letra e a melodia são bem parecidas.

Marcelo de Assis

Ed Sheeran

Sheeran foi processado pelo artista Sami Chokri, que atua como Sami Switch, e o produtor musical Ross O’Donoghue. Eles alegaram que o gancho de “Shape Of You” havia sido copiado de uma música deles de 2015, “Oh Why”. O cantor, no entanto, foi absolvido de plágio e recebeu 1 milhão de dólares como indenização.

Divulgação

Adele

Em 2021, Toninho Geraes, autor da música “Mulheres” (1995), interpretada por Martinho da Vila e por Simone, acusou Adele de ter copiado a canção com “Million Years Ago”. O brasileiro exigiu, na Justiça, ser creditado na música para receber royalties. Além disso, cobrou uma indenização por danos morais. O caso ainda não foi a júri.

Marcelo de Assis

Katy Perry

Katy Perry foi acusada de plágio pelo cantor Flame, pela canção“Dark Horse”. Segundo o artista, ela seria igual a “Joyful Noise” (2008), composta por ele. O caso foi levado para a Justiça, mas o veredicto final afirmou que Perry não infringiu nenhum elemento musical protegido de forma independente.

Reprodução

Ávine Vinny e Matheus Fernandes

Ávine Vinny e Matheus Fernandes foram acusados de plagiar o refrão de “Same Mistake”, de James Blunt, com “Coração Cachorro (Late Cachorro)”. Blunt reivindicou autoria de parte da canção e passou a ser considerado 20% "dono" da música, um dos hits de 2021.

Reprodução/Instagram

Gostou da lista?

Fique por dentro de mais notícias sobre famosos!

Reprodução