50 anos de Chitãozinho e Xororó: relembre momentos marcantes da dupla

A dupla sertaneja Chitãozinho e Xoróró comemora 50 anos de carreira. Veja os fatos mais marcantes desta trajetória!

Pioneiros no sertanejo

Chitãozinho & Xororó são considerados os responsáveis por colocar a música sertaneja em evidência no rádio e na televisão brasileira dos anos 80. Em 1970 eles começaram a carreira e, só naquela década, gravaram seis discos. Nos anos seguintes, mais precisamente em 1981, a dupla vendeu mais de 400 mil cópias do disco “Amante Amada”.

Redao

O Fio de Cabelo

Em 1982, a dupla estourou com a canção “O Fio de Cabelo”, do disco "Somos apaixonados", que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e abriu as portas das rádios para a música sertaneja. O sucesso da dupla foi tamanho que eles se tornaram apresentadores no SBT, no programa "Chitãozinho e Xororó Especial" onde cantavam e recebiam convidados. No mesmo ano, ainda cantaram ao lado do Rei Roberto Carlos na TV Globo.

Reprodução

Carreira Internacional

Nos anos 90, a dupla teve música lançada com os Bee Gees e uma de suas canções como a abertura de novela na Globo. O sucesso foi tamanho que Chitão e Xororó ocuparam o primeiro lugar do "Hot Latin Songs" na parada norte-americana da revista Billboard. Com o cantor country, Billy Ray Cyrus, eles gravaram a canção "Ela não vai mais chorar", versão brasileira de "She's Not Cryin' Anymore.

Marcelo de Assis

Amigos

O ‘boom’ do sertanejo nos anos 90 deve muito à Chitãozinho e Xororó. O hit “Evidências”, por exemplo, se tornou um clássico e é tido como a música mais tocada nos karaokês. O sucesso estrondoso jamais causou rivalidade entre as duplas, pelo contrário: em 1995 Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo e Zezé di Camargo & Luciano se reuniram no especial "Amigos" para cantarem juntos num show.

Reprodução/Instagram

30 milhões de discos vendidos e enredo de carnaval

Nos anos 2000, já com 30 anos de carreira a dupla alcançou mais de 30 milhões de discos vendidos. Em 2005, a eles foram homenageados no Carnaval de São Paulo pela escola X-9 Paulistana com o enredo "Nascidos para cantar e também sambar". Ainda neste ano, eles gravaram com Roberto Carlos a guarânia "Arrasta uma Cadeira", música de sucesso nacional que os levaram mais uma vez ao programa de fim de ano do Rei.

Reprodução/Rede Globo

Novas Gerações

Em 2010, com 40 anos de carreira, a dupla decidiu dialogar com as novas gerações do sertanejo. Eles gravaram o CD e DVD “Chitãozinho & Xororó 40 Anos Nova Geração”, um disco que teve a participação de várias duplas da nova geração do sertanejo, como Bruno & Marrone, Jorge & Mateus, João Bosco & Vinícius, entre outros.

Foto%3A Fernando Hiro

Big Numbers

José Lima Sobrinho e Durval de Lima, portanto, chegam aos 50 anos de carreira com números expressivos. Além de aumentar a visibilidade do sertanejo no Brasil, eles venderam mais de 37 milhões de álbuns, ganharam cinco Grammys Latino e são os cantores da música “Evidências”, tida como hino nacional alternativo e considerada pelo Karaoke World Championships Brasil em 2017 a mais tocada em Karaokês do Brasil.

Reprodução/Instagram

Siga acompanhando as comemorações!

Acompanhe o nosso canal no Telegram e siga as comemorações de 50 anos de carreira de Chitãozinho e Xororó e mais notícias do mundo da música sertaneja.

Reprodução