Relembre a carreira de Milton Gonçalves

Ator faleceu nesta segunda-feira (30) aos 88 anos

Início

A carreira de Milton começou em São Paulo, quando o ator já participava do teatro infantil. A estreia profissionalmente se deu em 1957, na peça 'Ratos e Homens', de John Steinbeck.

Reprodução

Globo

Ao lado de Célia Biar e Milton Carneiro, Milton Gonçalves foi um dos primeiros atores contratados pela Globo. O ator chegou na emissora a convite do ator e diretor Otávio Graça Mello. Em entrevista à Globo, ele relembra a impressão ao chegar no auditório. “Não tinha inaugurado nada ainda. Os três estúdios e o auditório pareciam para mim os estúdios da Universal. O primeiro salário foi 500 cruzeiros. E eu fiquei feliz”.

Reprodução

Diretor

Com a experiência, Milton passou a dirigir produções, sendo a sua primeira a novela 'Irmãos Coragem'. Na trama, Milton fazia o papel de Brás Canoeiro e frequentemente ajudava na direção. O cenário mudou quando o diretor Daniel Filho entrou-lhe o comando. "Um belo dia, ele tirou o fone e já foi dando tchau. Eu botei o fone e disse: ‘Olha, o Daniel está indo viajar. Vocês vão me desculpar durante dois dias. Eu vou errar, mas depois vamos acertar’. E assim foi feito”, relembrou à Globo.

Reprodução

Representatividade

Milton Gonçalves fez parte de muitos sucessos na Globo, mas foi na primeira versão de 'Pecado Capital' que ele propôs uma mudança histórica. O ator pediu que Janete Clair lhe entregasse o papel de um médico, em uma época em que negros não protagonizavam personagens cultos. "Eu gostaria de fazer um personagem que fosse bacana, culto, inteligente, um exemplo para aquele menininho que está no morro, na favela e que só vê negro sendo bandido na televisão, ou que não aparece".

Reprodução

Novelas

Ao todo, Milton Gonçalves fez mais de 40 novelas sendo as mais famosas 'O Bem Amado', 'Pecado Capital', 'Roque Santeiro', 'Sinhá Moça' e 'Insensato Coração'.

Reprodução

Apresentação do Emmy

Em 2006, o ator se consagrou como o primeiro brasileiro a apresentar o Emmy Internacional. No evento, Milton Gonçalves apresentou o prêmio de melhor série infantojuvenil ao lado da americana Susan Sarandon.

Reprodução

Último trabalho

O último trabalho na Globo de Milton Gonçalves foi na minissérie 'Se Eu Fechar os Olhos Agora'. Na trama de 2019, o ator interpretou o menino Paulo na fase adulta.

Reprodução

Falecimento

O ator faleceu nesta segunda-feira (30) no Rio de Janeiro, aos 88 anos. Milton passava por problemas de saúde desde quando teve um AVC em 2020.

Reprodução

Gostou da lista?

Fique por dentro de mais notícias sobre os famosos!

Reprodução