Conheça Linn da Quebrada, artista transexual que estará no "BBB 22"

Ela foi anunciada pela Globo como uma das participantes famosas do reality show. Saiba mais sobre a atriz e cantora a seguir

Lina Pereira

Linn da Quebrada é cantora, atriz, artista multimeios e um grande ícone da comunidade LGBTQIA+. Nascida em uma região pobre da zona leste de São Paulo, ela foi criada no interior do estado e voltou à capital já crescida. Ela é transexual e recentemente comemorou os novos documentos com o nome feminino, Lina Pereira.

Reprodução/Instagram

O primeiro sucesso

Linn ficou conhecida em 2016, quando lançou a música "Enviadescer". A canção fez bastante sucesso entre a comunidade LGBT e deu início à carreira da artista.

Reprodução/Instagram

Ativismo

A militância por causas sociais, como os movimentos negro e LGBTQIA+, é algo de grande relevância para a artista e para o trabalho dela. Em 2017, foi lançado o documentário "Meu Corpo É Político", que acompanha quatro ativistas LGBTs, sendo Linn da Quebrada uma das pessoas retratadas.

Reprodução/IMDB

Álbuns

No mesmo ano do lançamento do documentário, Linn da Quebrada lançou o primeiro álbum, "Pajubá", após fazer uma campanha de crowdfunding. Quatro anos depois, em 2021, lançou o "Trava Línguas", segundo álbum da carreira dela.

Reprodução/Instagram

Atriz da Globo

O "BBB" não é a primeira vez que Linn aparece na Globo. Ela interpretou Natasha, uma travesti que frequentava as aulas para jovens e adultos na primeira temporada da série "Segunda Chamada".

Reprodução/TV Globo

Apresentadora

No mesmo ano da série, a artista também trabalhou como apresentadora. Ela e Jup do Bairro, sua então parceira de trabalhos, comandaram o talk show "TransMissão" no Canal Brasil. Linn e Jup começaram na carreira juntas e decidiram seguir caminhos separados em 2020, mas seguem amigas.

Reprodução

Documentário

A artista estrelou o documentário "Bixa Travesty', que estreou nos cinemas em 2019. O filme de Claudia Priscilla e Kiko Goifman mostra a trajetória pessoal e profissional de Linn, que também é roteirista do longa. O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim e ganhou prêmios no Brasil e no exterior.

Reprodução/IMDB

Manhãs de Setembro

Linn segue na carreira de atriz. Ela faz parte do elenco da série "Manhãs de Setembro", da Amazon Prime, esrelada por Liniker.

Reprodução/Amazon

Amizade

Falando em Liniker, ela e Linn da Quebrada são amigas há anos. As duas estudaram juntas em Santo André, município da Grande São Paulo, e moraram juntas também. Além de contracenar, elas já gravaram clipes e músicas em parceria.

Reprodução/Twitter