10 cantores dos anos 80 que você talvez não se lembre

De Virginie a Renato Terra, eles foram fenômenos de seu tempo.

Lidoka

A cantora e dançarina começou sua carreira artística nos anos 70, quando foi convidada por Nelson Motta para trabalhar em uma discoteca. De lá surgiu o grupo "As Frenéticas", que coleciona sucessos como "Perigosa", "Dancin Days", "A Todo Vapor", entre outras. Lidoka morreu em julho de 2016, aos 66 anos, de câncer de pele.

Divulgação

Virginie

A cantora franco-brasileira começou sua carreira na infância. Em 1984, integrando a banda Metrô, ela estourou com o hit "Beat Acelerado". Em 1988, ela rompeu com o grupo e se juntou à banda Fruto Proibido, com a qual emplacou "Crime Perfeito", entre outros sucessos. Atualmente, Virginie continua trabalhando na indústria fonográfica.

Divulgação

Sarajane

Considerada uma das pioneiras do axé music, Sarajane conquistou muitos prêmios ao longo da carreira. Seu sucesso de 1986, "A Roda", a tornou nacionalmente conhecida. Em 1989 voltou a bombar com a canção "Ela Sabe Mexer". Hoje em dia ela tem cinco filhos e continua a fazer shows pelo país.

Divulgação

Joanna

A cantora começou sua carreira cantando em pequenos festivais de música no Rio. Em 1979, ela alçou o sucesso com seu disco "Nascente", que vendeu mais de 80 mil cópias. "Estrela Guia", seu segundo disco, foi lançado em 1980, trazendo grandes sucessos, como "Momentos" e "Quarto de Hotel". Recentemente, Joanna regravou "Chama", um de seus maiores hits.

Divulgação

Rosana Fiengo

Lembra dela? A cantora fez grande sucesso com a música "O Amor e o Poder", que fez parte da trilha sonora da novela "Mandala" (1987). Em 2003, ela lançou um álbum com seu nome, mas o mesmo não foi bem recebido pelo público. Em 2020, ela lançou "Eu Bem Que Te Avisei", música com participação de seu filho, que é rapper.

Divulgação

Eduardo Dussek

Antes mesmo de fazer sucesso, Dussek já trabalhava como compositor. Ele, inclusive, criou canções para vários famosos da época, como o grupo As Frenéticas , Ney Matogrosso e muito mais. Entre seus grandes sucessos estão canções como "Barrados no Baile", "Rock da Cachorra", "Castigo" e mais. Atualmente ele faz trabalhos para teatros.

Divulgação

Richie

Esse é difícil de não lembrar, mas vai que, né? Naturalizado brasileiro, ele ganhou bastante notoriedade ao lançar "Menina Veneno" em 1983. Além desta música, ele lançou também "Baby, meu bem", entre outros sucessos. Atualmente, ele segue compondo e fazendo shows.

Divulgação

Biafra

Quem viveu sabe, Biafra foi um dos mais tocados nos anos 80. Ele alçou ao sucesso em 1981, quando lançou o álbum "Despertar". As canções "Leão Ferido" e Vinho Antigo" caíram no gosto popular e impulsionaram fortemente as vendas do CD, ao todo, foram mais de 100 mil cópias. Até hoje o cantor continua a fazer shows pelo Brasil.

Divulgação

José Augusto

O cantor fez grande sucesso nos anos 80 e emplacou várias de suas músicas em novelas da Globo, TV Tupi e até SBT. "Meu destino é você", "De igual pra igual" e "Eu e Você" são grandes destaques do repertório de José Augusto, que segue na ativa até os dias atuais.

Divulgação

Renato Terra

Por fim, mas nunca menos importante, temos Renato Terra. O cantor vendeu mais de 1 milhão de discos com o LP de nome homônimo ao seu. Canções como "Lá em Mauá" e "Tente Entender" lhe garantiram Discos de Ouro. Atualmente, ele continua trabalhando na indústria fonográfica.

Divulgação