Por onde anda Mister M?

Ilusionista fez sucesso nos anos 90 e 2000 nas noites da Globo.

O ícone

Sucesso nos domingos da Globo entre os anos 90 e 2000, Mister M entreteu gerações com seus truques e grandes revelações. Passados mais de 20 anos de seu ápice na televisão, por onde será que anda o “Príncipe Negro dos Sortilégios”?

O início

Nascido em 1956, em Los Angeles, nos Estados Unidos, Leonard Montano [nome de batismo] sempre quis ser mágico. Seu primeiro contato com o universo foi aos 5 anos, quando dominou um truque chamado de “a bola e o vaso”. Após isso, ele só foi retomar a paixão no colegial, quando começou a dedicar ao estudo das artes.

A carreira

Ainda na adolescência, adotando o nome artístico de Val Valentino, ele chamou atenção nacionalmente [nos EUA] realizar grandes truques mágicos em um circuito estudantil para mais de um milhão de pessoas. A intenção dele era incentivar outras pessoas a se tornarem mágicos também.

Reprodução

Sucesso

Em 1996 mudou-se para Las Vegas, onde fazia shows de mágicas em cassinos. O sucesso lhe rendeu um convite da Fox para revelar grandes truques mágicos em rede internacional. Para evitar problemas com a comunidade de ilusionistas, ele cobriu seu rosto e adotou o nome de Masked Magician.

Polêmica

No fim do especial produzido pela Fox, Val Valentino revelou sua identidade, o que lhe rendeu notoriedade internacional. Entretanto, também rendeu uma gama de processos. Em 1997, mágicos do mundo inteiro lhe procuraram por terem seus truques revelados.

No Brasil

Com o especial vendido para diversos países, em 1999 o ilusionista chegou ao Brasil, onde ganhou um quadro no ‘Fantástico’. Além disso, também recebeu um apelido: Mister M, alusão ao mistério em torno de sua identidade. O quadro era polêmico e chegou a ser tirado do ar, pois acarretava prejuízo aos profissionais do ramo e até à emissora, que teve que responder a alguns processos.

Os apelidos

Cid Moreira [narrador do programa], o eternizou ao chamar o ilusionista de “Príncipe Negro dos Sortilégios”, “Senhor de Todos os Segredos” ou até mesmo de “Paladino Mascarado das noites de domingo”.

Além da Globo

Em 2000, Mister M fez shows no Brasil. Depois, passou por SBT e Record, onde protagonizou quadros semelhantes, mas com a devida cautela para evitar processos às respectivas emissoras. Em 2016, com a devida autorização, ele chegou a ser reprisado no Canal Viva, do grupo Globosat.

Quase morte

Em outubro de 2017, o ilusionista informou ao ‘Balanço Geral’, da Record TV, que estava lutando contra um câncer de próstata e que tinha poucos meses de vida. “Estou em estágio terminal”, disse ele, à época. Em julho de 2020, após cirurgias e tratamentos, ele revelou no SBT, ao Danilo Gentili, que estava curado.

Reprodução

Por onde anda Mister M?

Ainda em julho de 2020, Val Valentino revelou que tinha vindo ao Brasil apenas passar férias e reencontrar os amigos, entretanto, por conta da pandemia teve que permanecer no país por tempo indeterminado. Entretanto, em 2021, após as medidas de isolamento relaxarem, ele passou a realizar shows pelos país, além de participar de podcasts e fazer publicidades em suas redes.