O ícone
Sucesso nos domingos da Globo entre os anos 90 e 2000, Mister M entreteu gerações com seus truques e grandes revelações. Passados mais de 20 anos de seu ápice na televisão, por onde será que anda o “Príncipe Negro dos Sortilégios”?
Ilusionista fez sucesso nos anos 90 e 2000 nas noites da Globo.
Sucesso nos domingos da Globo entre os anos 90 e 2000, Mister M entreteu gerações com seus truques e grandes revelações. Passados mais de 20 anos de seu ápice na televisão, por onde será que anda o “Príncipe Negro dos Sortilégios”?
Nascido em 1956, em Los Angeles, nos Estados Unidos, Leonard Montano [nome de batismo] sempre quis ser mágico. Seu primeiro contato com o universo foi aos 5 anos, quando dominou um truque chamado de “a bola e o vaso”. Após isso, ele só foi retomar a paixão no colegial, quando começou a dedicar ao estudo das artes.
Ainda na adolescência, adotando o nome artístico de Val Valentino, ele chamou atenção nacionalmente [nos EUA] realizar grandes truques mágicos em um circuito estudantil para mais de um milhão de pessoas. A intenção dele era incentivar outras pessoas a se tornarem mágicos também.
Em 1996 mudou-se para Las Vegas, onde fazia shows de mágicas em cassinos. O sucesso lhe rendeu um convite da Fox para revelar grandes truques mágicos em rede internacional. Para evitar problemas com a comunidade de ilusionistas, ele cobriu seu rosto e adotou o nome de Masked Magician.
No fim do especial produzido pela Fox, Val Valentino revelou sua identidade, o que lhe rendeu notoriedade internacional. Entretanto, também rendeu uma gama de processos. Em 1997, mágicos do mundo inteiro lhe procuraram por terem seus truques revelados.
Com o especial vendido para diversos países, em 1999 o ilusionista chegou ao Brasil, onde ganhou um quadro no ‘Fantástico’. Além disso, também recebeu um apelido: Mister M, alusão ao mistério em torno de sua identidade. O quadro era polêmico e chegou a ser tirado do ar, pois acarretava prejuízo aos profissionais do ramo e até à emissora, que teve que responder a alguns processos.
Cid Moreira [narrador do programa], o eternizou ao chamar o ilusionista de “Príncipe Negro dos Sortilégios”, “Senhor de Todos os Segredos” ou até mesmo de “Paladino Mascarado das noites de domingo”.
Em 2000, Mister M fez shows no Brasil. Depois, passou por SBT e Record, onde protagonizou quadros semelhantes, mas com a devida cautela para evitar processos às respectivas emissoras. Em 2016, com a devida autorização, ele chegou a ser reprisado no Canal Viva, do grupo Globosat.
Em outubro de 2017, o ilusionista informou ao ‘Balanço Geral’, da Record TV, que estava lutando contra um câncer de próstata e que tinha poucos meses de vida. “Estou em estágio terminal”, disse ele, à época. Em julho de 2020, após cirurgias e tratamentos, ele revelou no SBT, ao Danilo Gentili, que estava curado.
Ainda em julho de 2020, Val Valentino revelou que tinha vindo ao Brasil apenas passar férias e reencontrar os amigos, entretanto, por conta da pandemia teve que permanecer no país por tempo indeterminado. Entretanto, em 2021, após as medidas de isolamento relaxarem, ele passou a realizar shows pelos país, além de participar de podcasts e fazer publicidades em suas redes.