Por onde anda Valéria Monteiro?

Apresentadora do "Jornal Nacional", ela chocou o Brasil ao posar para Playboy

Foi modelo e bailarina

Você pode não lembrar, mas Valéria Monteiro começou a carreira artística se dedicando aos ofícios de modelo e bailarina. Decidida a fazer a diferença, ela resolveu enveredar para o jornalismo, conseguindo sua primeira oportunidade na EPTV, em Campinas.

Reprodução

Sucesso

Em 1986, por conta de seu empenho, Valéria foi contratada pela Rede Globo para apresentar o RJTV, noticiário local do Rio. Não demorou ela foi convidada para ancorar o ‘Fantástico’, onde ficou entre 1988 e 1991. Após isso, elencou a bancada do ‘Jornal Hoje’.

Reprodução

Marco histórico

Em 1992 Valéria tornou-se a primeira mulher a apresentar titularmente o ‘Jornal Nacional’. Ela dividiu a bancada por um ano com William Bonner até que em 1993 retornou ao comando do ‘Fantástico’.

Reprodução

Bonita & polêmica

Em janeiro de 1994, já fora da Globo, Valéria decidiu posar para a revista masculina Playboy. À época, a edição "chocou" o público e fez grande sucesso nas bancas. Apesar da polêmica, em 1995, ela retornou ao grupo Globo, mas para apresentar o ‘GNT Fashion’.

Reprodução

Mudança para os EUA

Em 1996, Valéria teve uma breve passagem pela Rede Manchete. Entretanto, logo encerrou o contrato. Em seguida, mudou-se para Nova York. Lá trabalhou para grandes emissoras, como Discovery, Bloomberg e NBC.

Reprodução

Vida pessoal

Apesar de ter posado para 'Playboy', era discreta com a vida pessoal. Ela tem uma filha, Vitória, fruto da união com o diretor Paulo Ubiratan, que morreu em 1998. Além disso, nos EUA, ela chegou a casar com um corretor de imóveis, mas se divorciou após algum tempo.

Reprodução

Retorno ao Brasil

Valéria Monteiro voltou ao Brasil em 1999, contratada pela RedeTV para apresentar a primeira fase do programa “A Casa É Sua”. Após isso, ela montou uma produtora independente chamada Toda América.

Reprodução

Atuou em série e filme

Em 2014, fez uma participação especial no seriado ‘Dupla Identidade’, da Globo, no papel de uma âncora de TV. No mesmo ano também atuou no filme ‘Histórias Íntimas’, produção que conquistou um prêmio no Los Angeles Brazilian Film Festival.

Reprodução

Carreira política

Em 2017, após alguns anos afastada da mídia, ela lançou sua pré-candidatura à presidência do Brasil. Em 2018, ela filiou-se ao Partido da Mobilização Nacional. No entanto, a presidência do partido informou que não lançaria nenhum candidato e nem faria alianças devido à impopularidade de Valéria.

Reprodução

Desistir jamais

Em maio de 2020, Monteiro tentou novamente alçar-se a um cargo público, mas desta vez à prefeitura de Campinas [SP], pelo partido A Rede Sustentabilidade. Entretanto, em junho, o Ministério Público entrou com ação de impugnação da candidatura da jornalista. Segundo o órgão, Monteiro fez o pedido de registro, mas não provou filiação ao partido.

Reprodução

Por onde anda?

Longe das telinhas desde 2014, Valéria já demonstrou intenção de retornar à TV, segundo ela, aguarda apenas o convite. Atualmente, ela se dedica a dar palestras e ao ativismo feminino.

Reprodução