Rick Bonadio critica uso de funk em apresentação de Cardi B no Grammy
Produtor alega que Brasil deve exportar outros estilos musicais e que o uso da batida de Pedro Sampaio o "envergonha"
Durante o Grammy 2021, a cantora Cardi B apresentou a música WAP com a batida de Pedro Sampaio, DJ brasileiro. Com funk e a expressão "fica de quatro" na música, o vídeo da cantora viralizou nas redes sociais, mas alguns brasileiros não gostaram da aparição do funk na premiação.
O produtor Rick Bonadio criticou o funk usado por Cardi B. Segundo ele, é uma vergonha para o Brasil. "Já exportamos Bossa Nova, já exportamos Samba Rock, Jobim, ,Ben Jor. Até Roberto Carlos. Mas o barulho que fazem por causa de 15 segundos de Funk na apresentação da Cardi B me deixa com vergonha. Precisamos exportar música boa e não esse "fica de quatro!" ", disse.
Rick foi criticado pela fala. Nos comentários da postagem, alguns disseram que considerar algo bom ou ruim é relativo e que nem tudo que o produtor não gosta é ruim. Outros lembraram que a música de Cardi B também é explícita e a expressão "fica de quatro" caberia no contexto da música.
Mas "música boa" é subjetivo, ainda que existam meios de se avaliar uma música. O que é bom pra você, não é bom pra mim. Ex: aparentemente concordamos com a opinião do funk, entretanto tenho uma opinião divergente a respeito do samba rock. No final, musica boa é a q faz sucesso.
— Palhaço Palmeirense 🤡 (@faelvalerio) March 15, 2021
Meio contraditório seu comentário. Se JÁ exportamos tudo isso, por que não exportarmos também o funk carioca? Só pq vc não gosta?
— Will Costa (@williancosta) March 15, 2021
Tem lugar para todos os estilos musicais. Inclusive o Chico Pinheiro e a Bebel Gilberto estavam indicados. O funk se conecta com o hip-hop, ambos ritmos digitais de periferia. Tá tudo certo. Não precisa sentir vergonha. O que dá vergonha é a falta de vacinas no nosso país.
— João Brasil (@joaobrasil) March 15, 2021
Apesar da crítica de Rick Bonadio, o DJ Pedro Sampaio agradeceu Cardi B por mostrar o funk brasileiro no Grammy. "É assim que jogamos no Brasil, energia do funk brasileiro", disse em um tweet agradecendo a cantora. Ele também ofereceu produzir um funk para Cardi.