Personalidades como Danilo Gentili, Felipe Neto, Maurício Meirelles, Fabiula Nascimento, Fabio Rabin, Fábio Porchat, Felipe Andreoli se manifestaram sobre reportagem da revista Piauí que expõe casos de assédio sexual e moral praticado pelo humorista Marcius Melhem enquanto era diretor da TV Globo.
Segundo a reportagem, Melhem forçou beijo e lambeu o rosto de Dani Calabresa em uma festa do programa "Zorra" em 2017.
A partir daí, outros colegas de trabalho passaram a denunciar o humorista por situações parecidas, de importunação sexual e desrespeito.
Danilo Gentili se manifestou dizendo que conhecia a história e ainda ironizou o fato de Melhem se dizer aliado do feminismo.
Conheço toda história mais de ano, qdo @calabresadani me contou. De lá pra cá o que mais teve foi relativização e silêncio de esquerdomacho global defensor do feminismo.
Esse é o feministão que disse que eu devo ser preso e que fazia “humor do bem”. https://t.co/KX0Iw8UKRv— Danilo Gentili (@DaniloGentili) December 4, 2020
Fábio Rabin, humorista que trabalhou ao lado de Dani na MTV se manifestou dando apoia à comediante. "Conta comigo pro que precisar!, escreveu.
CARALHO MANO!
— Fabio Rabin (@fabiorabin) December 4, 2020
Que bagulho escroto! Li essa matéria ontem a noite e não posso imaginar o que você passou @calabresadani . Triste por não ter estado próximo pra te ajudar.
Conta comigo pro que precisar!
O que mais você quer, filha, para calar a boca? https://t.co/9OLSwxH95N
Fábio Porchat, apresentador e também humorista, divulgou a reportagem e demonstrou adimiração pelas mulheres que fizeram as denúncias.
Não passarão! Parabéns às mulheres que tiveram força e coragem para denunciar. https://t.co/aUrJ4tr7A8
— Fabio Porchat (@FabioPorchat) December 4, 2020
O youtuber Felipe Neto também fez questão de deixar seu apoio às vítimas, dizendo que nem imagina como é passar por uma situação do tipo. "Uma das matérias mais impressionantes que já li".
Uma das matérias mais impressionantes que já li em toda a minha vida.
— Felipe Neto #TheTrator25 (@felipeneto) December 4, 2020
Minha solidariedade a todas as vítimas. Eu não consigo imaginar o que vcs sentiram e sentem ainda hoje.
É muito inacreditável. https://t.co/jdwvDhiYMj
O humorista e ator Maurício Meirelles prestou solidariedade a Dani Calabresa pelo Twitter.
Toda minha solidariedade a @calabresadani , que sempre foi MUITO MUITO MUITO FODA em tudo que faz. Sem nunca precisar recorrer a qualquer ideologia pra isso
— Mauricio Meirelles (@MauMeirelles) December 4, 2020
Felipe Andreoli, jornalista esportivo e apresentador da Globo, manifesotu seu apoio às vítimas do caso.
Um abraço apertado e toda minha solidariedade e carinho pra @calabresadani e pra todas e todos que foram atingidos por esse comportamento abjeto, que absolutamente nao cabe e nunca coube em nenhum momento e nenhum lugar.
— @andreolifelipe (@andreolifelipe) December 4, 2020
A atriz da série "As Five", Ana Hikari fez diversos tweets expressando os sentimentos pela situação e deixando seu apoio a Dani Calabresa e outras humoristas.
Todo apoio a Dani Calabresa pela coragem e por não ter desistido da denúncia. E pra todas as mulheres que passaram o mesmo.
— Ana Hikari (@_anahikari) December 4, 2020
Essa história é lição pra todo mundo ver o quanto uma mulher tem que mobilizar pra denunciar, pq só a palavra/o estado dela nunca basta né?
E pensem aí:
A atriz Isis Valverde publicou uma foto de Calabresa e, na legenda, disse que ficou com a "garganta apertada" pela situação da colega. "Todo meu respeito e apoio", escreveu.
Já a atriz Patrícia Pillar exaltou a grande mulher que a artista é, também publicando uma foto de Dani e deixando claro o seu apoio.
A atriz Andrea Beltrão também deixou sua solidariedade à colega, postando uma foto dela e, como legenda, a figura de uma rosa vermelha.
Entenda o caso
Marcius Melhem foi acusado de assédio moral e sexual por diferentes atrizes e profissionais do núcleo de humor da Globo. Ele deixou a emissora em agosto e três meses depois a revista Piauí publicou uma reportagem revelando como teriam sido os bastidores dos supostos assédios e das denúncias.
Em 2017, Melhem teria assediado Dani Calabresa em uma festa de comemoração ao centésimo episódio do "Zorra". Ele teria tentado beijá-la à força e mostrado o pênis para ela. Depois dessa ocasião, a comediante teria sofrido outros assédios, até que denunciou o chefe ao compliance da empresa.
A denúncia de Calabresa teria feito com que outras mulheres ganhassem coragem e também denunciassem Marcius por assédio. O caso vazou para a imprensa e o então diretor humorístico deixou a emissora. Os envolvidos no caso teriam ficado indignados pelo fato da Globo não ter citado os assédios como motivo do desligamento. Os profissionais cobram por mais transparência da empresa nas investigações do caso. Marcius Melhem nega todas as acusações.