Jornalista fica indignado com falta de manutenção no helicóptero de Boechat

O apresentador da Band morreu no acidente, que aconteceu em fevereiro de 2019, aos 66 anos

Foto: Reprodução/ Band
Ricardo Boechat


Segundo relatório divulgado pelo jornalista Valteno de Oliveira durante o "Brasil Urgente", da Band , nesta quinta-feira (29),  a morte de Ricardo Boechat , aos 66 anos, aconteceu pela falta de manutenção do helicóptero que o transportava em fevereiro de 2019.

"O helicóptero era dos anos 70, mas era seguro. Obviamente, para voar com segurança precisa ser vistoriado, passar por reparos. Esse helicóptero estava voando sem fazer essas vistorias, fazendo com que houvesse um problema em uma peça chamada compressor. Ele joga o ar para uma câmara de combustão, que transforma em energia. O combustível queima e faz com que o helicóptero permaneça não só girando, mas em equilíbrio", explicou o jornalista, detalhando a investigação da FAB (Força Aérea Brasileira). 

Além disso, a equipe também descobriu que o reparo do helicóptero , que deveria ocorrer anualmente, levava até três anos para ser feita. De acordo com a investigação, a última grande revisão pela qual passou a aeronave aconteceu em 1988. 

"A troca de óleo deveria ocorrer de 12 em 12 meses, mas estava sendo trocada em 36, 38 meses. [A demora] afetou um dos rolamentos, que não estava sendo alimentado pelo óleo. Ele acabou se desgastando, quebrou, não conseguiu sustentar o compressor e, por isso, o helicóptero acabou caindo porque parou de funcionar. Houve uma pane no motor por esses equipamentos do compressor, o rolamento, a parte que joga o óleo estava entupida, a falta de revisão do óleo. Como é que pode que um equipamento como esse estivesse voando?", questionou, indignado, Valteno no " Brasil Urgente ".

O relatório também revelou que a peça defeituosa da aeronave que caiu com Boechat foi trocada, porém reinstalada logo depoiss. "Em 2017, a ANAC [Agência Nacional de Aviação Civil] proibiu esse helicóptero de voar exatamente por esse compressor estava com horas vencidas e não tinha sido feita a revisão. O dono do helicóptero,Ronaldo Quattrucci, providenciou a troca do compressor, foi trocado, mas 70 dias depois colocaram a mesma peça. Não se pode falar que foi ele, mas a mesma peça que estava com problemas foi colocada", complementou.