"Wakanda Forever": Chadwick Boseman, ator de 'Pantera Negra', morre aos 43 anos

Após confirmação da morte, feita por familiares do ator, diversos famosos lamentaram a perda precoce; ele enfrentava câncer de cólon desde 2016

Foto: Reprodução
Filme do herói da Marvel fez o nome de Boseman ficar conhecido mundialmente

O ator Chadwick Boseman, estrela de "Pantera Negra", morreu nesta sexta-feira, aos 43 anos, após uma batalha de quatro anos contra o câncer de cólon. A informação foi confirmada pelo perfil oficial de Boseman nas redes sociais.

Boseman , que foi visto pela última vez no filme "Destacamento Blood", de Spike Lee (lançado em junho na Netflix), enfrentava o câncer desde 2016. Naquele ano, ele foi diagnosticado com o estágio 3 da doença, e lutou ao longo destes quatro anos, na medida que houve avanço para o estágio 4. 

Um comunicado em suas redes sociais lamenta a morte e relembra sua participação em vários filmes . A nota diz ainda que ele morreu em casa, com sua mulher e sua família a seu lado.

"Um verdadeiro lutador, Chadwick perserverou por tudo, e trouxe a vocês muitos dos filmes que tantos amam. De ' Marshall : Igualdade e Justiça' a 'Destacamento Blood', 'Ma Rainey's Black Bottom' de August Wilson e muitos mais, todos foram gravados durante e entre incontáveis cirurgias e sessões de quimioterapia. Foi a honra de sua carreira trazer à vida o rei T'Challa em 'Pantera Negra'."

O filme que consagrou o ator estreou em fevereiro de 2018 no Brasil e arrecadou R$ 30 milhões só no fim de semanade estreia. Chadwick Boseman estava escalado para a continuação de Pantera Negra, que ainda não havia iniciado as filmagens, mas já tinha estreia prevista para 6 de maio de 2022, também com direção de Ryan Coogler.

Em 2019, Chadwick esteve em "Crime sem saída" e "Vingadores: Ultimato". No ano anterior, fez " Pantera Negra " e "Vingadores: Guerra infinita". Em 2017, "Marshall: Igualdade e Justiça". Já em 2016, ano do diagnóstico, ele apareceu na tela em "Capitão América: Guerra Civil" e "Deuses do egito".

Em abril, um vídeo publicado em suas redes sociais chamou atenção dos fãs para a gritante perda de peso. A intenção do ator era chamar atenção para a Operação 42, iniciativa para ajudar os hospitais que atendem comunidades negras durante a pandemia do coronavírus . O nome era inspirado no filme “42” (2013), que ele interpreta Jackie Robinson, primeiro jogador de beisebol negro a participar da liga profissional. Em junho, foram divulgadas fotos em que o ator aparecia entrando em cadeira de rodas num hospital.

Boseman frequentou a Howard University, instituição de Wahington D.C. fundada em 1867 e voltada a estudantes negros. A universidade postou uma homenagem ao ator, que formou-se em Belas Artes e especialização em direção: "É com profunda tristeza que lamentamos a perda do ex-aluno Chadwick Boseman, que faleceu esta noite. Seu talento incrível viverá para sempre através de seus personagens e através de sua própria jornada pessoal de estudante a super-herói".


O roteirista e diretor Jordan Peele reagiu à notícia com uma frase curta no Twitter: "É um golpe devastador".

A senadora e candidata democrata a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, postou uma foto abraçada com o ator, dizendo: "Ele nos deixou muito cedo, mas fez a diferença".

O ator Lázaro Ramos postou em sua conta no Instagram um texto em homenagem ao colega falecido: "Ele se tornou o rosto de um mundo ideal. O rosto do sonho por uma Wakanda. Queriamos morar lá e sermos liderados por ele.

O lider voltou há pouco tempo agora num filme de Spike Lee "5 bloods" e também cheio de falas inspiradoras.

@chadwickboseman que wakanda te receba de braços abertos. Obrigado por ser nosso Pantera negra. Obrigado por nos ajudar a sonhar mais um pouco e por sermos um pouco mais orgulhosos de quem somos. Obrigado, continuaremos por aqui a gritar wakanda forever e seu rosto estará junto e continuarei aqui querendo ser o T'challa."