Nesta sexta-feira (19) o "Jornal Nacional", noticiário da Globo , rebateu as críticas feitas pelo presidente da república Jair Bolsonaro (PSL) à jornalista Miriam Leitão.

Leia também: Reforçando boatos de ida para CNN, Mari Palma se demite da Globo

Jornal Nacional
REPRODUÇÃO / GLOBO
Jornal Nacional

Em um café com jornalistas estrangeiros, realizado na manhã desta sexta (19),  Jair Bolsonaro foi questionado sobre os protestos contra Miriam Leitão em uma Feira Literária, em Santa Catarina. 

Leia também: Após término com jornalista, Secretário da Cultura é visto com atriz da Globo

Em resposta aos correspondentes internacionais, o presidente disse que sempre foi a favor da liberdade de imprensa e que críticas devem ser aceitas em uma democracia, mas depois afirmou que Miriam foi presa, quando estava indo para a Guerrilha do Araguaia, para tentar impor uma ditatura no Brasil, e repetiu duas vezes, que ela mentiu sobre ter sido torturada e vítima de abuso em instalações militares durante a ditadura.

Em resposta, a emissora defendeu Miriam e alegou que Bolsonaro estava mentindo: "Essas afirmações do presidente causam profunda indignação e merecem absoluto repúdio. Em defesa da verdade histórica e da honra da jornalista, é preciso dizer com todas as letras que não é a jornalista quem mente", iniciou o comunicado da emissora.

"Miriam nunca participou ou quis participar da luta armada. À época militante do PCdoB, ela atuou em atividades de propaganda. Ela foi presa e torturada, grávida, aos dezenove anos, quando estava detida 38ª batalhão de infantaria, em Vitória", continuou.

"No auge da ditadura de 64, em 1973, Miriam denunciou a tortura perante a primeira auditoria da aeronáutica no Rio, enfrentando todos os riscos que isso representava na época. Narrou seu sofrimento aos militares e ao auditor. E esse relato consta nos autos para quem quiser pesquisar. A jornalista foi julgada e absolvida de todas as acusações atribuídas a ela na ditadura. A absolvição se deu em todas as instâncias".

Leia também: Simone e Simaria discutem durante gravação de programa na Globo: “Tu é burra”

Para finalizar o comunicado da emissora, Renata Vasconcellos leu: "Esses insultos apenas mostram a maior das virtudes de Miriam Leitão como profssional: a independência em relação a governos, sejam de esquerda ou de direita ou de qualquer tipo. A Globo aplaude essa independência e se solidariza com Miriam". 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!