Gravidez e maternidade viram foco de negócios e lucro para famosas no Brasil
Se você é celebridade consegue monetizar praticamente qualquer coisa e a gravidez pode ser uma mina de tesouros para famosas dispostas a se expor
Por Bia Bradley | , iG São Paulo |
No dia 28 de julho de 1998 as redes sociais ainda eram um conceito distante do que vislumbramos atualmente. Mesmo assim, o nascimento de Sasha, filha de Xuxa Meneghel, virou assunto no Brasil mais do que com outras famosas, sendo pauta até mesmo no “Jornal Nacional”, o principal jornal da televisão brasileira.
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Com o aumento da tecnologia, da quantidade e da importância das redes sociais nos últimos anos, podemos dizer que a apresentadora com certeza teria a oportunidade de ganhar muito dinheiro com o nascimento de sua filha, não que ela não tenha lucrado com comerciais e etc, mas, hoje em dia, ganhar dinheiro com a maternidade é uma prática comum para as famosas .
Claudia Leitte, por exemplo, já conseguiu faturar uma quantia não divulgada após estrelar um comercial de papinhas ao lado do filho, Rafael, atualmente com 6 anos. Com Juliana Paes, a mesma coisa. A atriz conseguiu lucrar ao fazer alguns comerciais com seus filhos para uma marca de fraldas.
Lá fora, a prática também é bastante comum e, em 2010, Jennifer Lopez foi estrela de uma campanha da Gucci ao lado de seus filhos gêmeos, faturando bem. Jessica Alva, que fez fotos exclusivas com a filha para uma revista, recebeu, segundo a própria atriz, nada mais, nada menos do que US$ 1,5 milhão, o equivalente a mais de R$ 5 milhões na cotação atual.
Mas e as redes sociais? Onde elas entram nisso? De uns tempos pra cá, além das propagandas na televisão que as famosas estão acostumadas a participarem com seus filhos, algumas marcas começaram a apostar, principalmente, no Instagram.
Sabrina Sato , por exemplo, faturou R$ 150 mil para anunciar sua gravidez em parceria com uma marca de teste de gravidez. Ao lado do noivo, Duda Nagle, ela compartilhou um vídeo-merchandising em seu Instagram. Nele, ela faz propaganda do teste.
Em 2017, Juliana Didone anunciou sua gravidez em parceria com a mesma marca de teste de gravidez que se uniu a Sabrina. Na época, foi dito que a atriz recebeu cerca de R$ 60 mil reais. A história se repetiu com Gusttavo Lima e Andressa Suíta e Michel Teló e Thais Fersoza.
As famosas que relacionam maternidade ao lucro
Karina Bacchi, que deu à luz seu primeiro filho, Enrico, em 2017, em Miami, nos Estados Unidos, após fazer uma fertilização in vitro, está entre as famosas que fatura alto com a maternidade desde que o pequeno nasceu.
A marca Mega Blocks, especializada em brinquedos, aparece com frequência nos posts de Karina com seu bebê. Em apenas oito dias, a atriz fez três publicações para a marca.
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Mayra Cardi também entra na lista. Desde que engravidou, praticamente na mesma época de Sabrina Sato, a ex-BBB, que sempre foi muito ativa nas redes sociais, chegou a fazer propaganda de produtos para gestantes, como multivitamínicos, produtos para estria, cabelo, etc...
Depois que Sophia nasceu, Mayra evitou ao máximo exibir o rosto da criança nas redes sociais e recebeu críticas de todos os lados por diversos motivos. Ela, que sempre usou mais os Stories para fazer parcerias com empresas, mostrou uma imagem cobrindo o rosto da filha com uma toalha para divulgar a marca.
A polêmica foi tanta, que a marca que fez parceria com a ex-BBB se pronunciou, dizendo que ela não gravou os vídeos da forma que tinha sido combinado. "A empresa não se responsabiliza por stories de terceiros, uma vez que enviamos diversos produtos da nossa empresa em troca de um serviço e nos foi entregue diferente ao acordado. Diante disso, estamos sendo prejudicados por difamações sem estar de acordo com a realidade dos fatos, como podemos provar", disse a empresa.
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A eterna Mia de “Rebelde”, Anahí, é outra personalidade que não se importa de expor a maternidade nas redes sociais. A atriz e cantora até lançou um livro para ajudar futuras mamães e todo o processo da gestação. Mais do que isso, ela também fala bastante sobre o assunto e consegue lucrar com isso.
Tatiana Roberto, gerente de marketing da Brascol, marca de roupas especializada em moda infantil, contou que a empresa sempre se uniu com celebridades como a própria Xuxa Meneghel, Carolina Dieckmann, Maísa, entre outras. Atualmente, a empresa tem como embaixadora Sabrina Sato. “Iniciamos as divulgações oficiais [com Sabrina] no final de setembro e neste quadrimestre crescemos 10% a mais que o ano passado, sendo que a marca ‘Din Don’, que é nossa marca de bebê, já vem crescendo nos últimos anos”, explicou.
Já com Lorena Queiroz, outra personalidade influente que faz parceira da marca Color, também a Brascol, o crescimento foi ainda maior e as vendas da empresa chegaram a crescer 50% inicialmente.
De acordo com Tatiana, a escolha por Sabrina se dá por ela ser uma mulher “real e simples”, além de ser empreendedora e trabalhar muito sem deixar o bom humor de lado. “Ao contrário, resolve tudo com um grande sorriso. Nós também somos assim”.
Existem muitas celebridades que são mães, mas ao contrário de Sabrina, não expõem tanto a vida materna. Entre elas, temos Rafa Brittes, mãe de Rocco. Apesar de até mostrar o pequeno em suas redes sociais, ela não faz esse trabalho de unir a maternidade com os negócios.
Isso não é visto como um problema para a gerente de marketing, que conta também que a Brascol já trabalhou inclusive com celebridades que não têm filhos, mas representam as mulheres brasileiras.
Segundo Tatiana, Sabrina Sato participa de todo o desenvolvimento da marca, gosta de saber das tendências e prioriza o conforto. “É uma embaixadora que gosta e acredita na marca, se importa com a qualidade de tudo que produzimos para as mamães deste país”.
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Tatiana disse que a maternidade é um assunto muito complexo para a mulher e explicou o motivo da importância de famosas falarem sobre isso nas redes sociais. "É um momento realmente de divisor de águas que muda a vida para sempre. Portanto, é muito bom saber que mulheres que estão na mídia também têm seus altos e baixos e, talvez uma dúvida de alguém, possa ser compartilhada e acrescentar algo novo em uma determinada situação", pontuou.