Antes mesmo do humano se reconhecer como ser superior e civilizado, já existia a reprodução. O ato de constituir família era irracional e antes da fala ou dos signos linguísticos já era praticado. Com o passar do tempo, os seres humanos evoluíram e a maneira de construir uma família também. Com necessidade ou não, muitos anônimos e famosos que adotaram vem mostrando que não importa o vínculo sanguíneo, nem quem foi responsável pela reprodução, mas sim o amor.
Leia também: Anitta e mais famosas adotam adesivos para seios neste carnaval
Poucos sabem, mas a adoção existe desde a antiguidade, praticamente todos os povos praticaram o ato, acolhendo crianças como filhos naturais. Na Bíblia podemos notar casos como o de Moisés, que foi adotado pela filha do faraó, no Egito. Nos dias atuais, anônimos e famosas continuam praticando isso por inúmeros motivos. Na atualidade há famosos que adotaram por: predileção, necessidade, solidão, morte de um filho, impossibilidade de engravidar, entre outros.
Leia também: Mudança! Veja as famosas que mudaram radicalmente o visual
A maternidade ou paternidade, independente do sangue, é um momento lindo e inesquecível. Cheio de novas descobertas, ensinamentos, brincadeiras e muito trabalho duro, a fase é considerada por muitos uma das melhores da vida. Além disso, quando se pensa em adoção, poucos sabem, mas existem mais de um tipo. Pensando nisso, o iG realizou uma análise e separou alguns famosos que adotaram e o por quê. Não deixe de conferir:
Glória Maria
Em 2009, a renomada jornalista Glória Maria tirou um tempo sabático para repousar na Bahia. Envolvida com o local, ela visitou um abrigo e lá encontrou duas meninas, Maria e Laura. Segundo a própria, ela não tinha intenção de ser mãe , mas quando conheceu as crianças elas a elegeram como figura materna. Atualmente, Maria tem nove e Laura oito anos.
Regina Casé
Aos 35 anos, a atriz e apresentadora Regina Casé se tornou mãe de Benedita. 24 anos mais tarde, aos 59 anos, a artista resolveu agregar um novo membro à família, que recebeu o nome de Roque.
Em entrevista, Regina assumiu que a ideia original era ter 10 filhos. No entanto, os planos não deram muito certo. Casada atualmente com o diretor de Estevão Ciavatta, o processo de adoção de Roque foi penoso e durou cinco anos, segundo a própria.
Atualmente Roque tem cinco anos e tem uma ótima relação com Benedita, primogênita de Casé. Como Glória Maria, a global também optou pela adoção simples e nacional.
Leandra Leal
Não acabou! A atriz Leandra Leal também integra o time de famosos que adotaram. Há algum tempo, em entrevista, a artista revelou que, como Glória Maria, ela foi escolhida e por isso se tornou mãe. O processo de adoção de Leandra terminou em abril do ano passado e então finalmente ela pôde conhecer a linda bebê de dois anos, que ganhou o nome Julia.
A criança foi adotada em conjunto com o marido Ale Youssef. Agora, Julia deve ter três anos de idade e uma mãe e um pai aplicados.
Daniela Mercury
Em 2013, a cantora baiana Daniela Mercury resolveu adotar uma bebê de três anos. No entanto, sem intenção de separar a família, a artista lutou pela guarda das irmãs adolescentes, de 11 e 14 anos, da bebê e conquistou com louvor. Todas as crianças receberam os mesmos direitos que os filhos biológicos da cantora. Em entrevista a veículos de comunicação, Daniela alegou que não adotou para se tornar exemplo e sim por amor .
Bruno Gagliasso
Não podia faltar eles! Há algum tempo Bruno Gagliasso e Gio Ewbank deram um grande passo na vida e adotaram a pequena Titi, de 5 anos. De todos os casos acima, talvez, o de Gagliasso seja o mais complexo.
Tudo começou após a ida de Gio Ewbank ao Malauí para fazer uma reportagem para o "Domingão do Faustão". A atriz adorou o lugar e fez constantes visitas ao local com seu marido, Bruno Gagliasso. Lá eles se encantaram pela menina e resolveram adotá-la.
O casal chegou a procurar informações na Justiça carioca, mas como o Malauí não é signatário do conjunto de normas para adoção internacional, o processo teve de ser feito no país de origem da criança, e especulações apontam que demorou pouco mais de um ano.
Na época, um grande debate tomou conta das mídias por um casal de brancos adotar uma menina negra e por ter tantos necessitados no Brasil e os atores irem adotar uma criança na África. Apesar de tudo, atualmente, Titi convive bem com a nova família e aparece frequentemente nas redes sociais de seus pais.
Madonna
Não só do pop! Madonna também é rainha quando o assunto é adoção . Adepta do estilo unilateral, quando apenas uma pessoa é responsável pela guarda da criança, a intérprete de Like a Virgin tem seis filhos. Sendo quatro adotivos e dois biológicos.
Como Bruno Gagliasso, Madonna também visitou muito o Malauí e seus quatro filhos David Banda, Mercy Hames, Estere e Stelle são de lá. Inspirada em ajudar mais crianças do local ela criou uma fundação chamada "Raising Malawi", que tem como objetivo apoiar as crianças em situação precária na África.
Em muitas entrevistas Madonna assumiu a dificuldade de criar 6 filhos sozinha, mas nunca fraquejou. Recentemente, a família inteira da cantora mudou-se para a Espanha para apoiar o sonho de David Banda que pretende tornar-se um grande jogador de futebol integrando o time do Benfica.
Ricky Martin
Diferente de Bruno Gagliasso, Madonna ou Glória Maria, o cantor latino Ricky Martin alcançou o sonho da paternidade de uma maneira diferente: barriga de aluguel sem privações de informações.
Os gêmeos Valentino e Matteo nasceram em 2008 e assim que tiveram oportunidade acompanharam o pai durante viagens de trabalho. Por algum tempo, Ricky foi criticado, mas em entrevista ele alegou que não pode deixar de ser pai e por isso estava sempre com seus filhos, por onde seus shows passassem.
Como o cantor optou por uma barriga de aluguel sem privações de informações, tudo sempre foi explicado da maneira mais sútil para os gêmeos que, há algum tempo, até conheceram sua mãe biológica.
Leão Lobo
O jornalista Leão Lobo fecha a lista! À imprensa ele informou que não tinha intenção de ser pai e que, na verdade, foi escolhido pela criança na época.
Batizada com o nome de Ana Beatriz, a menina nasceu na casa do comunicador. A mãe era uma mulher que trabalhava com Leão e que pretendia abortar. Indignado, ele resolveu cuidar da criança, mas com o tempo ele se afeiçoou e decidiu adotar definitivamente a bebê.
Leia também: Famosos como Alok, Camila Queiroz e Bruno Gagliasso brilham em evento de moda
O tipo de adoção pelo qual o artista optou é o consensual e com privação de informações, o que não impediu nada a felicidade da menina. Atualmente a filha de Leão Lobo, personalidade que finaliza a lista de famosos que adotaram, tem 24 anos e já deu uma neta ao jornalista, a pequena Laura.