Muitas canções trazem uma sonoridade envolvente e animada, que logo entram na cabeça dos ouvintes como chiclete. Entretanto, só porque uma música tem uma melodia alegre, não quer dizer que sua letra necessariamente acompanhe o ritmo dos instrumentos.

Sucesso dos anos 1990, a música da banda Aqua,
Reprodução
Sucesso dos anos 1990, a música da banda Aqua, "Barbie Girl" revela uma relação de objetificação da mulher

Leia também: Internacional! Anitta leva prêmio no iHeartRadio Music Awards

Do rock dos anos 1980 até os lançamentos mais atuais, confira dez canções que trazem letras pra lá de tristes. Qual é a sua música favorita?

Leia também: Selvagens à Procura de Lei lançam clipe de single para marcar nova fase

Pumped Up Kicks – Foster the people

Uma das canções de mais sucesso do grupo Foster The People conquistou fãs ao redor do mundo com um ritmo chiclete que fala sobre... um assassino em massa. A canção conta a trajetória de Robert, um jovem que encontrou uma arma no armário de seu pai e decide atirar em diversas crianças em uma escola. “Todas as outras crianças com sapatos caros, é melhor correrem, correrem mais rápido que as minhas balas”, cantam. PESADO!

Heaven Knows I’m Miserable Now – The Smiths

Não é novidade que a banda The Smiths é dona de diversas canções que, apesar da sonoridade dançante e bem característica dos anos 1980,  trazem letras pra lá de depressivas. Entre elas, está Heaven Knows I’m Miserable Now . O que poderia ser muito bem uma das músicas favoritas de quem gosta de cair na pista, na realidade narra a história de um homem que se sente miserável e que não importa o que aconteça na sua vida, esse sentimento nunca passa. “Por que eu desperdiço tempo precioso com pessoas que não se importam se eu estou vivo ou morto?”, canta Morrissey. 

Papaoutai – Stromae

undefined
Reprodução

A canção fala sobre a ausência paterna

A dançante música do belga Stromae a princípio pode ser uma das preferidas para se jogar na pista e passar a noite se divertindo. Entretanto, sua letra não é tão alegre assim. A música, em tradução para o português, teria o título de “Papai, onde está você?” e narra a história de um filho que não sabe onde o seu pai foi parar. “Quer você acredite ou não/Haverá um dia em que não acreditaremos mais/Um dia ou outro, vamos todos ser papais/E de um dia para o outro, desapareceremos/Seremos detestáveis?/Seremos admiráveis?/Apenas genitores ou gênios?/Diga-nos, quem dá à luz aos irresponsáveis?”, questiona o músico a ausência de uma figura paterna.

Last Kiss – Pearl Jam

Quem nunca ouviu esse clássico? A canção lançada pelo Pearl Jam na virada do século, no ano 2000, traz uma melodia alegre e apaixonante, porém uma história pra lá de obscura. Eddie Vedder começa a canção questionando onde seu amor estará e afirmando que o “Senhor levou-a de mim/Ela foi para o paraíso, então eu tenho de ser bom/Assim eu posso ver meu amor quando eu abandonar este mundo”, canta. No desenrolar da música, o cantor conta a história de que estava saindo com a namorada de carro para algum lugar não tão longe, mas que teve problemas técnicos com o automóvel, não conseguiu parar e acabou sofrendo um acidente que matou sua amada.

Leia também: 20 anos sem Tim Maia: relembre a trajetória do cantor

Hard Times – Paramore

undefined
Reprodução

A música revela o sentimento de estar diante de tempos difíceis

Talvez “After Laughter”, o mais recente álbum do Paramore, seja um exemplo de disco em que a sonoridade é completamente animada e as músicas nem tanto... Praticamente todas as canções do disco revelam um senso de desânimo generalizado, mas com muito bom humor sonoro. Entre elas, está Hard Times , o primeiro single do disco. Na canção, Hayley Williams canta sobre tempos difíceis que enfrenta e que seu maior desejo é acordar bem. “Tempos difíceis vão te fazer perguntar por que você ainda tenta/Tempos difíceis vão te colocar pra baixo e rir quando você chorar”, canta.

LDN – Lily Allen

Um dos clássicos da cantora londrina LDN  tem tudo para ser uma canção pop animada, com um som otimista e envolvente. Entretanto, a sua letra mostra completamente o contrário. Na canção, Allen expõe todas as contradições de sua cidade natal, “Quando você olha com seus olhos tudo parece bonito, mas se você olha de novo você pode ver que é tudo mentira”, canta a artista mencionando histórias sobre uma senhora que é espancada na rua por uma criança ou afirmando que os corruptos tiraram a sua carta de motorista. Por essas e outras, Allen clama para estar em outro lugar.

Take a Walk – Passion Pit

undefined
Reprodução

A música retrata um pai quebrado

A banda estadunidense Passion Pit entrou em evidência no cenário mundial em 2012 com a canção Take A Walk , uma música animada com bastante percussão lançando o segundo álbum de estúdio da banda. Entretanto, o que ninguém talvez tenha percebido é que, apesar de toda animação que a canção pode provocar no ouvinte, a letra conta uma história nada alegre. Na canção, Michael Angelako canta que está quebrado financeiramente, passando por necessidades e que não quer nem que seus filhos saibam sobre essa luta que enfrenta. “Eu sou apenas um covarde demais para admitir quando estou em necessidade”, revela em trecho, afirmando que, por isso mesmo, vai dar um passeio.

Barbie Girl – Aqua

Um dos clássicos dos anos 1990, Barbie Girl não é uma música tão inocente quanto parece. A canção, que ganhou diversas versões diferentes mais tarde retrata um relacionamento entre um homem e uma “garota barbie” em que ela é completamente submissa aos seus desejos, além de ser extremamente objetificada pelo parceiro. “Eu sou uma Barbie Girl em um Mundo Barbie/A vida de plástico, é fantástica/Você pode escovar meus cabelos, me despir em qualquer lugar/Imaginação, a vida é sua criação”, revela a música. Putz...

Macarena – Los del Rio

undefined
Reprodução

Sucesso, a música revela uma traição

Outro clásico dos anos 1990 também ressurge no mundo da música com uma sonoridade vibrante e que promete não deixar ninguém parado. Entretanto, a história da canção não é tão alegre quanto parece. A banda Los Del Rio conta nessa canção a história de uma jovem que viu o seu namorado que ela não gostava nem um pouco e acabou saindo com dois de seus amigos. “Agora vamos, o que eu deveria fazer?/Ele estava fora da cidade e seus dois amigos estavam tão bem”, cantam, clamando por alegria para o corpo de Macarena. Já dá pra imaginar o que rolou...

Povo Guerreiro – Criolo

Mas não são só músicas gringas que tem letras tristes e melodias alegres. Às vezes, mesmo em português, fica difícil compreender a magnitude da tristeza por trás de algumas canções, como é a mais recente do músico Criolo. Em Povo Guerreiro, o paulista traz uma música bastante rítmica que fica difícil não querer colocar o samba no pé. Entretanto, a letra remete aos 300 anos de escravidão que não foram superados na sociedade brasileira. “No pós liberdade/O negro foi marginalizado/Teve a alma aprisionada/Com as algemas da desigualdade/Hoje refugiado em favelas/Onde a vida tem suas mazelas/Combate a miséria, o preconceito e a adversidade/A igualdade e o respeito/Mais do que anseios/Também são necessidades”, canta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!