Luiz Melodia: relembre a carreira e veja as homenagens ao às da MPB
O cantor morreu vítima de um câncer de medula nesta sexta (4) e recebeu diversas homenagens de artistas e grandes nomes da música brasileira
Luiz Melodia foi um dos maiores nomes da MPB e um dos grandes representantes da música no País. Sua carreira começou após se apresentar e ser um dos finalistas do programa "Festival Abertura", da Rede Globo , em 1973, em que lançou seu primeiro LP, intitulado " Peróla Negra ". Na época, o disco fez sucesso absoluto e o cantor se apresentou em shows no Brasil e na Europa .
Leia também: Morre o sambista Almir Guineto, aos 70 anos, no Rio de Janeiro
O cantor, aliás, era uma sensação no Velho Continente. Seus discos geralmente rendiam-lhe apresentações na Europa. Em 1976, Luiz Melodia lançou seu segundo disco, "Maravilhas Contemporâneas", que eternizou sucessos como Juventude Transviada e chegou a fazer parte da trilha sonora da novela "Da Cor do Pecado".
A década de 80 foi caracterizada por uma overdose de canções na voz do artista, que lançou quatro LPs: "Nós", em 1980, "Felino", em 1983, "Decisão", em 1987, e "Claro", no ano 1988. "Pintando o Sete" trouxe a regravação de Codinome Beija-Flor , sucesso de Cazuza, e foi lançado em 1991. Já em 1999, o cantor trouxe os sucessos de outros compositores, que ficarão marcados por sua voz para sempre, no disco "Acústico ao Vivo".
Leia também: Revelação, Jorge Aragão e Martinho da Vila homenageiam o centenário do samba
O último disco lançado pelo cantor (de número 14 em sua carreira) chegou ao público em 2014, intitulado "Zerima", e trouxe uma versão da música Maracangalha , de Dorival Caymmi. lhe rendeu o Prêmio Música Popular Brasileira na categoria melhor cantor de MPB. O último show do artista foi em 2016, no "Globo de Ouro Palco Viva".
Há alguns anos, Luiz lutava contra um câncer de medula óssea, e faleceu em virtude da doença no dia 04 de agosto deste ano, após resistir a um transplante, mas não responder mais ao tratamento de quimioterapia.
Homenagens
Como era de se esperar, a morte do astro abalou o mundo da música e fez com que diversos artistas o homenageassem. Veja as principais reações à morte do músico:
Ouça a playlist
Em homenagem à morte do cantor, a Deezer fez uma playlist temática com os principais sucessos do cantor. Ouça:
Leia também: Luiz Melodia morre no Rio vítima de câncer na medula óssea