15 celebridades que já foram vítimas de crimes sexuais
O assunto é dolorido, difícil, mas existem declarações de vítimas que dizem que falar sobre o abuso contribui para o processo de cura do trauma
Uma das questões que pode ser considerada contribuinte para falta de debate relacionada a abuso sexual é o gatilho, que pode ser definido como lembrança ruim ou mal estar que as vítimas têm ao falar sobre o tema. No entanto, por mais dolorido que seja voltar no tempo e reviver um episódio desses, ainda que seja somente em pensamento, algumas mulheres famosas que passaram por isso revelaram a situação chocante para o público para, aos poucos, contribuir para que o silêncio em torno desse assunto se rompa. Confira, nessa lista do iG , celebridades que já sofreram abuso sexual .
Leia também: Silvio Santos é acusado de racismo após fazer piada com cabelo de criança negra
Oprah Winfrey
Oprah, um dos maiores ícones televisivos norte-americanos, revelou num bate-papo com o apresentador David Letterman, uma série de violências que sofreu quando ainda era criança. Entre elas, a também apresentadora relatou um caso de abuso sexual no qual teve sua sexualidade violada: ainda criança e com apenas 9 anos, Oprah foi estuprada.
Madonna
A maior musa pop do mundo todo também já sofreu o mesmo trauma. Assim que sua carreira deslanchou, Madonna se mudou para a cidade de Nova Iorque e foi vítima de um abuso sexual que aconteceu quando o abusador lhe ameaçou de morte. “Fui estuprada no telhado de um prédio para o qual fui arrastada com uma faca em minhas costas”, contou.
Xuxa Meneghel
A rainha dos baixinhos, de tão famosa, já foi envolvida em muitas polêmicas, mas não é muito comum que Xuxa pare para se abrir sobre as dela. Nesse caso, a apresentadora e atriz dividiu sua dor com o público em uma edição do programa Fantástico, da Rede Globo e ficou mexida no momento do relato. “Sempre achei que eu estava fazendo alguma coisa: ou era minha roupa ou era o que eu fazia que chamava a atenção”, desabafou.
Luiza Brunet
Para a modelo Luiza Brunet, a situação foi tão horrível quanto as outras, mas a declaração acerca desse episódio em especial foi feita por ela por meio de um livro, de nome “Made In Brazil”. Quando tinha apenas 14 anos, Luiza Brunet trabalhou com doméstica numa casa particular e foi abusada por um homem que morava na casa ao lado.
Luana Piovani
“Foram umas quatro vezes esse abuso. Até hoje tenho certa dificuldade quando vou ao ginecologista e acho que é por conta disso”. É assim que a atriz lê o reflexo do abuso sexual que sofreu em outras instâncias de sua vida. O depoimento de Luana Piovani foi dado para a Rede Record numa entrevista.
Leia também: José Mayer nega acusação de assédio: "Respeito muito as mulheres"
Lady Gaga
No caso de Lady Gaga os reflexos do abuso sexual sofrido foram tão profundos que acabaram até influenciando nas produções musicais da cantora. As composições “Swine” e “Till It Happens To You” foram inspiradas, segundo Lady Gaga, na experiência traumática vivida por ela no fim dos anos 90.
Claudia Jimenez
Em situações delicadas como as que configuram abuso sexual, a vítima sempre vê no silêncio a única saída para esquecer o trauma. Essa regra continuou se aplicando para Claudia Jimenez, que não contou em casa do senhor que lhe dava chocolates e lhe bolinava quando tinha apenas 7 anos. Segundo a atriz, o homem era respeitado por seu pai.
Rita Lee
Em sua auto-biografia, a cantora falou de quando foi violentada, ainda criança, com uma chave de fenda por um técnico de máquina de costura. Para ela, escrever sobre e registrar o fato ajudou a passar por cima do ocorrido. “Quando escrevi como o fato ficou impresso na minha memória, meio que desencantou por si só. A ferida foi curada”, declarou ao jornal Folha de S.Paulo.
Joanna Maranhão
A nadadora denunciou o ex-técnico Eugênio Miranda por estupro e, por mais que esteja evidente o quanto foi doloroso para Joanna falar no ocorrido, dar a declaração trouxe um sentimento ruim que veio para o bem. Joanna deu nome à lei Joanna Maranhão, que estende o prazo de prescrição para casos de estupro e pedofilia.
Queen Latifah
Aos 20 anos, Queen Latifah revelou em casa que havia sido vítima de abuso sexual por um homem que tomava conta dela quando ainda era criança. A atriz ficou distante de qualquer contato sexual por muitos anos e precisou de terapia para superar o trauma.
Claudia Alencar
A atriz, compartilhando da mesma dor das outras vítimas da lista, revelou muito dolorosamente o episódio de estupro pelo qual passou durante a época da ditadura militar. Claudia Alencar contou que foi presa, agredida e violentada no episódio traumático.
Kesha
O caso de Kesha tomou proporções ainda maiores depois que a cantora foi vista chorando no tribunal depois de receber uma resposta negativa de um juiz – o público a apoiou na causa contra seu produtor, Dr. Luke, que teria adotado uma conduta abusiva com a popstar em várias instâncias, inclusive verbal. O empresário teria, ainda, a estuprado.
Monique Evans
Aos 14 anos Monique Evans também teve sua vida íntima invadida. A apresentadora já revelou que em sua adolescência foi vítima de um estupro e que os reflexos do trauma causaram um bloqueio sexual na vida adulta.
Cindy Lauper
Assim como Rita Lee, Cindy Lauper também falou sobre a violação de sua sexualidade em sua autobiografia. No livro, a cantora contou que seu próprio pai tentou estupra-la diversas vezes e que um segundo homem, no início de sua carreira, também a obrigou a praticar sexo sem que Cindy consentisse.
Leia também: Kéfera dá resposta atravessada a criança e gera polêmica na internet
Pitty
Em entrevista à emissora MTV em 2003, a cantora baiana Pitty revelou que quando era criança, também passou por uma situação em que se viu vítima de abuso sexual . A intérprete revelou no bate-papo que, quando ainda era bem jovem, uma empregada que trabalhou em sua casa a levava para o banheiro e a tocava.