Tamanho do texto

"Já perdi pessoas que amava muito para essa doença", afirma o ator que interpreta jovem com câncer em face da morte na novela "Rock Story"

No ar na novela das 7 na Globo e no elenco da primeira série brasileira da Netflix, o baiano Danilo Mesquita – que já foi comparado à James Franco – está mostrando que veio para ficar e que está mais do que disposto a viver intensamente as oportunidades que surgiram neste ano. “É um personagem que está sempre dividido entre a morte e o futuro”, disse em entrevista ao Portal iG falando sobre os desafios de interpretar um jovem com câncer em "Rock Story".

Leia mais:  Conheça a trama de "Rock Story", próxima novela das 19h da Globo

Danilo Mesquita: o ator participou da série
Divulgação/Breno Turnes
Danilo Mesquita: o ator participou da série "3%", primeira brasileira produzida pela plataforma Netflix


Novos ares

Danilo Mesquita nasceu em Salvador, na Bahia, mas decidiu mudar-se para o Rio para poder dar o pontapé inicial em sua carreira . Aqui, ele viu as portas das oportunidades se abrirem e, assim, ele pôde ingressar no universo da dramaturgia. O ator confessa que seu sonho era ser jogador de futebol, mas que aos poucos sua paixão se voltou para as artes.

Leia mais:  Criticada por ser diferente, "3%" investe na alegoria política com propriedade

“Aqui no Rio pude ver um universo totalmente diferente, descobri muitas coisas novas”, contou ele. Mesmo com o êxito que experimentou no sudeste, Danilo não esconde a saudades de sua terra natal e admitiu que trás muito de sua experiência de vida para dentro do seu trabalho. Ele disse que é impossível separar seu amor pela Bahia de sua atuação e que faz questão de reafirmar suas origens. “Isso me compõe e me ajuda muito como artista”, disse.

Danilo começou, assim como a maioria dos artistas, no teatro e em pouco tempo já estava participando de produções para a televisão. Para ele não há muita diferença entre os meios. O ator afirma que, acima de qualquer questão sobre estar no palco ou em frente as câmeras, sua maior preocupação é contar uma história e poder transmitir a emoção da cena para o público. Quando questionado sobre como é atuar em estúdio, dispara “confesso que, a partir do momento em que o diretor fala ‘ação’, não me preocupo com o que estou fazendo. [A atuação] é totalmente diferente, mas essa é a última coisa que você pensa na hora”.

Série 3%

O ator participou do elenco de “ 3% ”, pioneira produção brasileira da Netflix sobre um futuro distópico que retrata uma sociedade com uma diferença brutal entre classes. A história mostra, basicamente, o processo que seleciona apenas 3% dos jovens do local para ingressarem no mundo civilizado – enquanto que os demais são descartados e vivem na barbárie do mundo, sem que ninguém ao menos olhe para eles e se lembre de sua condição. O tema, certamente impactante, fala muito sobre o momento pelo qual o Brasil está passando, pontua o ator durante a entrevista.

 Ele disse estar muito feliz de poder fazer parte dessa experiência e reconhece que o cinema nacional tem muito talento – e que já estava mais do que na hora de olharem para cá, como fez a Netflix. “3%” teve sua segunda temporada confirmada recentemente durante a Comic Con Experience em São Paulo. “Isso é somente o começo”.

O ator disse, também, que apesar da repercussão negativa do programa por aqui, ele foi bem recebido pela crítica internacional. Para ele, além da audiência, a série tem uma preocupação maior que é a de pensar sobre as condições do nosso país, questionar o que estamos vivendo e refletir sobre a política nacional – que, há mais de um ano, está conturbada e dividindo as opiniões.

Rock Story

Danilo Mesquita vive personagem com câncer na novela das 7,
Divulgação/Breno Turnes
Danilo Mesquita vive personagem com câncer na novela das 7, "Rock Story"

Danilo também está em “ Rock Story ” vivendo a emocionante e delicada história do personagem Nicolau Sabóia, um jovem com câncer que está constantemente dividido entre viver sua vida e vislumbrar um futuro brilhante na música e a ameaça da morte que o cerca. O ator conta interpretar esse papel não é uma tarefa fácil, que foi necessária muita preparação para poder dar vida a um drama tão intenso como esse.

Ele já estava, de certa forma, familiarizado com a doença, pois tinham casos em sua família – e que, justamente por isso, contou com o apoio das pessoas mais próximas para encarnar o jovem Nicolau. Durante o processo para entender o personagem, Danilo recorreu a uma ex-namorada que, infelizmente, sofreu com o câncer e poderia lhe mostrar como é viver uma doença tão grave com tão pouca idade. “Já perdi pessoas que amava muito por causa dessa doença”, se emociona ao falar do período que teve para compor o personagem.

Leia mais:  "Rock Story": saiba quem é quem na nova novela da Globo

E a carga emocional do papel não foi a única coisa que o afligiu – Danilo confessa que tem vergonha de cantar e tocar em público, mesmo que esteja familiarizado com esse tipo de performance. Essa parte do personagem foi um grande desafio. Entretanto, o ator diz que, aos poucos, desempenhar essa função está cada vez mais divertido e que está perdendo o medo de se apresentar. Mesmo assim, Danilo Mesquita reforça “a música é uma coisa que faz parte de mim”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas