Tamanho do texto

Alexandra Szafir era portadora de Esclerose Lateral Amiotrófica e morreu nesta sexta-feira (4): "Maior guerreira que conheci", diz irmão

Alexandra Szafir morreu na manhã desta sexta-feira (4). A irmã de Luciano Szafir sofria com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa que impossibilita a fala e a locomoção, há 12 anos. Quem deu a notícia do falecimento da advogada foi o próprio ator, que fez um emocionante desabafo nas redes sociais.

LEIA MAIS:  Há 13 anos na Record, Szafir garante: "Não tenho rixa com a Globo"

Luciano Szafir lamenta a morte da irmã:
Reprodução/Twitter
Luciano Szafir lamenta a morte da irmã: "Doença nojenta"


"Minha irmã Alexandra, a maior guerreira que conheci, perdeu a batalha para essa doença nojenta que é a Esclerose Lateral Amiotrófica. Ale, obrigado por tantos bons momentos na minha vida. Te amo para sempre! RIP", escreveu Luciano Szafir em seu perfil no Instagram. 


Luto 

Betty Szafir , mãe de Alexandra e Luciano, também usou as redes sociais para comunicar o falecimento da filha. "Com muita tristeza comunico aos meus amigos que a minha amada filha Alexandra descansou", disse.

LEIA MAIS: Amigos, festas e mais: a vida de Sasha Meneghel como anônima em Nova York

De acordo com a mãe, o enterro de Alexandra será realizado no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo, às 13h desta sexta-feira.

Diagnóstico

Em 2005, Alexandra começou a sentir fraqueza e câimbra nas pernas. Procurou um ortopedista, mas não conseguiu detectar o motivo dos incômodos. Mesmo sendo de outra área da medicina, seu ginecologista disse que o problema era neurológico.

No ano seguinte, ela foi diagnosticada com ELA. A doença, sem cura, é neurodegenerativa e afeta as células do sistema nervoso aos poucos. Com o tempo, músculos também são afetados e o portador vai perdendo os movimentos, assim como a capacidade de comer e falar.

LEIA MAIS:  Portadora de ELA, irmã de Luciano Szafir sai em defesa do "Desafio do Gelo"

A doença da irmã de Luciano Szafir evoluiu rápido e ela logo precisou utilizar cadeira de rodas. Em pouco tempo sentiu dificuldade para degustar e fez gastrostomia (procedimento para a fixação de uma sonda alimentar) e depois, traqueostomia (para auxiliar na respiração).

Luciano Szafir e Alexandra
Reprodução/Twitter
Luciano Szafir e Alexandra