Tamanho do texto

Ao longo de sua vida, Fernanda Montenegro se tornou um dos nomes mais importantes da televisão brasileira; A atriz é, agora, cotada para nova novela

Fernanda Montenegro, uma das maiores atrizes do Brasil, completou 87 anos esta semana –dos quais mais de 65 são de carreira. Ao longo dessas seis décadas de atuação, a atriz emocionou o público, fez história por onde passou e foi a responsável por algumas das produções nacionais mais importantes até hoje.

Leia Mais:  Betty Faria revela sofrer de doença incurável e admite fumar maconha: "Eu gosto"

A atriz Fernanda Montenegro fez história com seu papel na novela
Divulgação
A atriz Fernanda Montenegro fez história com seu papel na novela "Babilônia".


Fernanda Montenegro não conquistou apenas seus espectadores, mas também a crítica, com uma atuação sempre primorosa que lhe rendeu, além de diversos prêmios e indicações por seu trabalho, a mais alta honraria que um civil pode receber: a Ordem Nacional do Mérito Grã-Cruz, em 1999. O então presidente Fernando Henrique Cardoso  disse que ela era merecedora do título “pelo reconhecimento ao destacado trabalho nas artes cênicas brasileiras". Fernanda foi duas vezes convidada a ocupar o Ministério da Cultura, porém recusou a oferta em ambas.

Leia Mais:  Festival do Rio mostra força do cinema nacional com 50 filmes na Première Brasil

Em
Divulgação
Em "Central do Brasil", a atriz viveu Dora, personagem que lhe rendeu diversos prêmios.

A atriz também ocupa um lugar especial na história da dramaturgia brasileira, pois foi a única a alcançar uma indicação no Oscar por sua atuação em “ Central do Brasil ”, vivendo a personagem Dora. O filme de Walter Salles também lhe rendeu os prêmios do Urso de Prata, no Festival de Berlim, o título de Melhor Atriz no National Board of Review e uma indicação ao Globo de Ouro .

Outros trabalhos notáveis de sua carreira que trouxeram o mesmo tipo de reconhecimento são a série “Doce de Mãe”, pelo qual ganhou o Emmy de melhor atriz , e o filme “O Outro Lado da Rua”, que lhe garantiu os prêmios de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Tribeca e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Contudo, essas são apenas as produções de maior destaque pelo alcance a que chegaram. Fernanda possui uma extensa coleção de filmes nos quais atuou: “O Tempo e o Vento”, “Casa de Areia”, “Eles Não Usam Black-Tie” e “Redentor” são alguns dos títulos estrelados por ela. Além desses, a atriz participou de adaptações de obras literárias, como “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna , “O Amor nos Tempos do Cólera”, de Gabriel García Márquez , e “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector .

O primeira produção para a televisão da atriz foi na novela
Divulgação
O primeira produção para a televisão da atriz foi na novela "Brilhante" em 1981.

Em novelas, Fernanda Montenegro acumula personagens icônicos da cultura popular, que se tornaram emblemáticos no imaginário do público. Fazem parte da lista de produções para a televisão “Baila Comigo”, seu primeiro papel em uma novela da Globo, “Brilhante” (ambas em 1981), “Guerra dos Sexos” (1983), “Belíssima” (2006) e, um de seus trabalhos mais recentes, “Babilônia” (2015). Este último foi o estopim de um grande debate acerca da cena em que Fernanda protagonizou um beijo lésbico.

Novo trabalho

A nova novela de Walcyr Carrasco na  rede Globo , substituirá “À Flor da Pele” às 21h no segundo semestre de 2017 e ela foi escalada para atuar ao lado de Marieta Severo e Glória Pires . Para os papeis masculinos da trama estão cotados Bruno Gagliasso e Sérgio Guize .

Leia Mais:  Conheça a trama de "A Lei do Amor", próxima novela das 21h da Globo

A produção ainda não tem nome e nem teve sua sinopse divulgada. O responsável pela direção artística será Mauro Mendonça Filho , o mesmo de “Verdades Secretas”.  A expectativa é de que as gravações comecem ainda neste ano.