Uma mulher foi agredida por integrantes do Bloco As Muquiranas, na terça-feira de Carnaval, em Salvador, durante a passagem do bloco pelo circuito Osmar, no Campo Grande. Um vídeo publicado pela deputada estadual Olívia Santana chocou a população.
"Olha o desespero dessa mulher, cercada pelos homens do bloco As Muquiranas, homens que se 'fantasiam de mulheres' no Carnaval Isso não é uma brincadeira. É assédio, desrespeito, agressão e não deve ser tolerado. Não fosse a interferência da guarda civil, o que aconteceria?", perguntou a deputada.
Olha o desespero dessa mulher, cercada pelos homens do bloco “As Muquiranas”, homens que se “fantasiam de mulheres” no #Carnaval Isso não é uma #bricadeira . É #assédio #desrespeito #agressão e não deve ser tolerado. Não fosse a interferência da #guardacivil o que aconteceria? pic.twitter.com/c0qj3tfNge
— Olívia Santana (@oliviasantana65) February 22, 2023
A vítima só conseguiu escapar dos integrantes do bloco quando foi acolhida pelos agentes da Guarda Civil da cidade. Após o assédio viralizar nas redes sociais, diversas pessoas reclamaram da insistência em manter o bloco, composto 100% por homens, no Carnaval de Salvador.
"Muquiranas: o que não cabe mais, precisa ser transformado! Quando a performance pública de um bloco -de homens- no Carnaval está amparada no vestir-se de mulher para naturalizar o ataque a mulheres, precisamos repensar seus sentidos", escreveu a vereadora soteropolitana Maria Marighella.
"Em resumo: é um grupo de covardes assediando uma mulher. Esse bloco é um grande erro do carnaval de Salvador", apontou outra internauta.
"Hoje eu e um grupo de amigas vivemos a pior experiência do carnaval de salvador. Fomos atacadas por um grupo de homens do bloco as muquiranas que não só nos molharam inteiras como nos agrediram verbal e fisicamente"m desabafou outra mulher.
Em carta aberta, o bloco As Muquiranas informou que é contra a qualquer tipo de violência, preconceito e assédio. Já o Ministério Público pediu investigação dos foli]oes do bloco "As Muquiranas" após o caso de agressão.