A maior festa de rua do mundo voltou com novas campanhas de conscientização para os foliões. Durante o Carnaval de Salvador de 2023, o público conheceu o "Stand Up", programa de L'Oréal Paris contra o assédio às mulheres.
Com um espaço no Camarote Expresso 2222, a campanha reuniu artistas e influenciadores na busca por propagar um treinamento online que já impactou quase 2 milhões de pessoas no mundo. A metodologia de intervenção se provou eficaz quando aplicada em universidades americanas, diminuindo em 17% os casos de violência sexual no local.
"A gente decidiu focar no Carnaval em si e nada melhor que o Expresso 2222 para disseminar. Foi uma parceira muito forte com a Flora. A gente tem mídia em rodoviária, shopping, metrô. A Flora se empolgou com a ideia, a Janja passou aqui", disse Afonso Amaral, representante de L'Oréal Paris.
O programa oferece um método baseado em 5 Ds – distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar - que auxiliam homens e mulheres a intervir com segurança diante dessa situação tanto.
"O grande objetivo do Stand Up é treinar pessoas através do site ( www.stand-up.com.br ), em dez minutos. A gente tem uma versão maior, voltada para empresas e a gente tem uma ONG para disseminar para as empresas. A ideia no Carnaval é que as pessoas conheçam", completa Afonso.
Além de Janja, nomes como Tales Bretas, Lumena Aleluia e Arany Santana passaram pelo espaço.