Carnaval 2023: conheça os enredos das escolas de São Paulo

Bezerra da Silva, tradição nordestina e samurai africano estão entre os principais destaques do grupo especial de 2023!

Águia de Ouro - “Um Pedaço do Céu”

A escola tradicional da Pompéia vai em busca do bicampeonato com o tema "Um Pedaço do Céu", inspirado na história de superação de Sueli Maria da Silva, fundadora de uma das maiores redes de bolo do Brasil. O samba também falará das memórias de quem já partiu, questionando a existência e o quanto o ser humano consegue se lembrar.

Dragões da Real - “Paraíso Paraibano – João Pessoa, A Porta do Sol das Américas”

O samba-enredo da paulistana Dragões da Real neste ano irá homenagear a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. O tema abordará a rica herança cultural da cidade, a vibrante vida noturna e as paisagens deslumbrantes.

Império de Casa Verde - “Império dos Tambores – Um Brasil Afromusical”

Em 2023, a escola de samba Império de Casa Verde irá contar a história de como a cultura africana, herdada pelas pessoas escravizadas, moldou a música e a dança brasileiras ao longo dos anos.

Mocidade Alegre - “Yasuke”

Para o desfile na avenida de 2023, a Mocidade Alegre escolheu “Yasuke” como tema, inspirado na história de um samurai africano do século XVI. A música será uma homenagem aos feitos heroicos do guerreiro. Também destacará as lutas e como ele as superou para se tornar uma figura importante na história japonesa.

Mancha Verde - “Oxente, Sou Xaxado, Sou Nordeste, Sou Brasil”

Em 2023, a atual campeã do Carnaval de São Paulo levará para a avenida a cultura nordestina, com destaque para o xaxado. A intenção é celebrar a diversidade e a herança cultural do Brasil nas diferentes regiões.

Acadêmicos do Tucuruvi - “Da Silva, Bezerra. A Voz do Povo”

Neste ano, a escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi fará uma homenagem ao cantor Bezerra da Silva, morto em 2005. O sambista é responsável pelo sucesso “Malandro É Malandro E Mané É Mané”. No desfile, o herdeiro do artista, Ítalo Bezerra, estará presente representando o pai.

Estrela do Terceiro Milênio -- "Um tributo à arte de fazer rir!”

O tema da escola Estrela do Terceiro Milênio em 2023 é uma homenagem à arte de fazer rir e transformar a tristeza em alegria. Recém-chegada ao grupo especial, a escola traz elementos circenses e cômicos.

Gaviões da Fiel - “Em Nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos… Amém!”

A escola Gaviões da Fiel levará para a avenida em 2023 uma celebração da fé, da família e do espírito comunitário. Uma das propostas do tema é mostrar a união de diferentes religiões e mostrar que Deus se revela de diversas formas.

Tom Maior - “Um Culto Às Mães Pretas Ancestrais”

Terceira colocada no último ano, em 2023 a escola Tom Maior trará uma homenagem às mulheres negras, mães em diferentes formatos, e a contribuição para a sociedade brasileira. Será uma homenagem à resiliência e força diante da adversidade, bem como à beleza e força espiritual.

Rosas de Ouro - “Kindala! Que O Amanhã Não Seja Só Um Novo Nome”

Inspirado na herança africana, em 2023 a escola Rosas de Ouro leva para a avenida uma mensagem de resiliência ancestral e de celebração do povo negro, pedindo respeito e igualdade para a população negra.

Unidos de Vila Maria - “Vila Maria, Minha Origem, Minha Essência, Minha História!"

Como o título sugere, em 2023 a escola de samba contará a própria história na avenida. O Samba-enredo será uma celebração da história e cultura, relembrando os momentos marcantes e as fases de superação.

Barroca Zona Sul - “Guaicurus”

A escola de samba Barroca Zona Sul leva para a avenida a ancestralidade dos povos originários, com destaque ao povo Guaicuru referente a região do centro-oeste.

Acadêmicos do Tatuapé - “Paraty, Cidade Criativa da Gastronomia”

A agremiação Acadêmicos do Tatuapé fara uma homenagem para a cidade de Paraty, localizada no Rio de Janeiro. O samba-enredo terá como foco a história, cultura e biodiversidade da cidade, destacando a importância na economia e patrimônio mundial do Brasil. Também chamará a atenção para a importância de preservar a natureza local para as gerações futuras.

Independente Tricolor - “Samba No Pé, Lança na Mão, Isso É Uma Invasão”

O samba-enredo da Tricolor Independente para a avenida em 2023 será inspirado na Guerra de Tróia, com o título “Samba No Pé, Lança na Mão, Isso É Uma Invasão”. O tema abordará o passado histórico com a realidade, levantando a questão da bravura e estratégia.

Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre realities e celebridades!

Reprodução