Alguns ex-integrantes do Big Brother Brasil, programa da Globo, protagonizaram situações envolvendo a polícia após a participação no reality. Vários desses casos ganharam repercussão pública, chamando atenção para atitudes controversas de quem já esteve sob os holofotes do programa.
Um dos casos mais recentes foi o de Nego Di , ex-participante do BBB 21. Em 2024, o humorista foi preso por estelionato, passando 130 dias na prisão antes de conseguir a liberdade provisória. A liberdade provisória vem com restrições, como pedir não fazer o uso de redes sociais.
Laércio , do BBB 16, também fez manchetes negativas após ser condenado a 12 anos de prisão por estupro de vulnerável, em um caso que veio à tona após sua participação no reality.
No programa, ele teve embates diretos com Ana Paula Renault, jornalista e uma das favoritas do público a ganhar o prêmio na época. Ela é reconhecida pelo meme "Olha Ela", bordão que usou após voltar de um paredão falso.
Diogo Alemão , vencedor do BBB 7, também teve problemas com a justiça, sendo preso por porte ilegal de arma em 2023 e, anteriormente, por dirigir sob efeito de álcool em 2020.