Relembre o que mudou do 'BBB 1' para o 'BBB 23'

O Big Brother Brasil estreou em 2002 e bem diferente do que conhecemos atualmente!

Paredão

Maior símbolo do programa, o paredão demorou um tempinho para ganhar este nome. Na primeira edição do reality, o programa chamava a dinâmica de “eliminação” e sinônimos como “despejo”. Foi após o participante Adriano de Castro colocar o apelido, que o termo “paredão” foi adotado pela produção.

Reprodução

Dois apresentadores

Atualmente, Tadeu Schmidt é o queridinho dos telespectadores. O jornalista se tornou apresentador no ano passado, tendo boa aprovação do público. Entretanto, na primeira edição havia dois apresentadores, o renomado Pedro Bial, que continuou por muitos anos, e Marisa Orth, que deixou o programa após a primeira edição.

Reprodução

Parciais e discurso

E se tratando de paredão, outros símbolos característicos da dinâmica sofreram alterações. Na primeira edição, os apresentadores informavam aos participantes as parciais de cada eliminação, dando uma dica sobre o apelo público. Além disso, os habituais discursos também não eram tão rebuscados e simbólicos como atualmente, eram até mais objetivos. “Você ta fora! Tchau”.

Reprodução

Pets

Em 2002, na estreia do programa, a casa tinha como uma das sister a cadela Molly, que entrou para o reality após ganhar uma votação popular contra o cão Zeca. Na época, a vira-lata tinha cerca de 4 anos e havia sido resgatada das ruas do Rio de Janeiro. Molly ficou hospedada por 15 dias no BBB.

Reprodução

Voto por telefone

O avanço da tecnologia facilitou e muito as dinâmicas do BBB. Em 2002, para o público conseguir votar era necessário ligar para uma linha telefônica. Posteriormente, foi adicionada a opção de SMS. Atualmente, essas modalidades foram desativadas e o único meio para votação é a internet.

Reprodução

Sem anjos

Depois da liderança, o anjo é um dos cargos mais cobiçados entre os participantes. No entanto, a dinâmica não existia na primeira edição do BBB. A função só começou a ser disputada em 2003, mesmo ano que Domini ganhou 5 vezes a prova e destinou quase todas as imunizações para Sabrina Sato, companheira dele na época.

Reprodução

Xepa e estalecas

Pesadelo e razão de muitas brigas entre os brothers, a primeira edição também não tinha a dinâmica da xepa e nem a moeda própria do programa. As estalecas surgiram em 2005 e a xepa somente em 2011. Na nova edição, os participantes poderão comprar benefícios com as estalecas.

Reprodução

Camarote e Pipoca

Na primeira edição, a ideia de famosos no BBB era próxima do inimaginável. No entanto, o programa revolucionou em 2020 ao dividir o elenco entre camarote, pessoas já conhecidas publicamente, e anônimos, os pipocas. A estreia do formato teve a presença de Bianca Andrade, Rafa Kalimann, Manu Gavassi, Babu Santana, Mari Gonzalez e Gabi Martins.

Prêmio

Na primeira edição, em 2002, o ganhador Bambam levou para casa R$ 500 mil. Nesta edição, a produção do programa explicou que o valor do prêmio dependerá das dinâmicas e dos participantes, mas o valor deve superar o R$ 1,5 milhão das temporadas passadas.

Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícia sobre realities e celebridades!