Tamanho do texto

Kaysar, Família Lima e Gleici disputam o prêmio de R$ 1,5 milhão nesta quinta-feira (19) à noite. Veja as chances de cada um na disputa final

A grande final do “BBB 18” acontece nesta quinta-feira (19). Tudo leva a crer que será a disputa mais acirrada das últimas edições do programa. O caminho até aqui foi de poucas surpresas em matéria de eliminações. Em um programa de muitas e vaticinantes rejeições, a “final dos sonhos” se desenhou muito cedo e público e produção pareceram trabalhar e torcer por ela.

Leia também: Resiliência, juventude e as características fundamentais para ganhar o "BBB"

Gleici, Kaysar e Família Lima são os finalistas do
Reprodução
Gleici, Kaysar e Família Lima são os finalistas do "BBB 18"

Gleici, Kaysar e Família Lima, sob muitos aspectos, cristalizam o que deu muito certo e o que deu muito errado no “BBB 18” . Foi o primeiro ano do programa em que a edição se sentiu mais à vontade para intervir no jogo, algo que se deu logo na primeira semana com o cuidado ao explicar o modo incomum de demonstrações de carinho no seio familiar dos Lima. Foi também a primeira edição em que as redes sociais pautaram vorazmente a produção, algo que o reality assumiu com graciosidade e espírito esportivo no quadro Big Treta Brasil .

Se não são superlativos, os números da edição de 2018 são sólidos o suficiente para permitir que o programa permaneça como top de linha da Globo e a final desta quinta-feira (19) deve demonstrar, na audiência e no engajamento nas redes sociais, claramente essas circunstâncias.

Quem ganha o “BBB 18”?

Kaysar é merecedor do
Reprodução/TV Globo
Kaysar é merecedor do "BBB 18" por toda a sua trajetória de vida, sinceridade e motivo nobre para conquistar o prêmio

Kaysar, de 28 anos, despontou como favorito logo no início do programa. O sírio revelou prontamente um aspecto chapliniano irresistível e como todo favorito em qualquer disputa de longo tiro, Kaysar experimentou algum desgaste.

Esse desgaste, no entanto, foi interrompido pela destreza do sírio nas provas de resistência que o  favoreceram em dois momentos de grandeza absoluta que, ainda que rumine em polêmicas nas redes sociais, o colocam com favoritismo revigorado nesta final.

Não obstante, a geopolítica internacional parece conspirar a favor do brother. O fato da Síria ser novamente manchete com o bombardeio capitaneado por Trump naquele país, ajuda a tornar uma das estratégias de jogo de Kaysar – a expectativa de ganhar o prêmio para poder tirar seus pais da Síria – mais urgente e relevante para o público do sofá.

Esse viés assistencialista, no entanto, não se circunscreve ao sírio apenas. A acreana Gleici, de 22 anos, tem na sua pobreza a sua principal plataforma para o triunfo. A jovem erguida à condição de heroína pelo público e pela produção no momento de maior audiência da temporada –  quando ela voltou do quarto para emparedar Patrícia – é a maior rival de Kaysar.

Na reta final, os participantes do
Divulgação / Rede Globo
Na reta final, os participantes do "BBB 18" estão com as emoções à flor da pele

A julgar pela internet, que com as novas diretrizes de voto do programa é realmente o grande parâmetro a se considerar, Gleici provoca mais consenso do que o sírio. Seu carisma, simplicidade e doçura cativaram o brasileiro. São características que somadas podem fazer da candidata, alguém imbatível nesta quinta-feira à noite.

Correndo por fora está a “Família Lima”. A dinâmica entre Ana Clara e Ayrton foi de longe a melhor coisa que o “BBB 18” teve a oferecer.  A autenticidade da ruivinha aliada a espetice no jogo do patriarca dos Lima ajustou a Família como o melhor jogador da temporada. Dá pra dizer que eles configuram o único jogador que de fato conquistou esse lugar na final com base no jogo propriamente dito.

A Família Lima no BBB 18
Reprodução/ Globo
A Família Lima no BBB 18

Isso deveria bastar para consagrar um campeão de reality show com as propostas do “BBB”, mas este é um programa em que a razão ocupa apenas uma fração do todo. As paixões ainda exercem a centralidade aqui. De todo modo, há precedentes que permitem otimismo para os fãs da família Lima. Protagonistas de outras edições acabaram ganhando o reality, como Emilly em 2017.

Todavia, a grande vencedora do “BBB 18” é mesmo a produção do reality que mostrou maturidade, nos acertos e erros, e conseguiu salvar um programa que perigou afundar algumas vezes e chega ao fim com perspectiva de registrar alguns recordes.