Tamanho do texto

Conversa entre participantes e alguns comportamentos trazem à tona hábitos culturais e debates que precisam ser enfrentados com seriedade

O "BBB 18" começou há pouco menos de um mês e babados é o que não faltam para abordar o reality-show . Exibido pela Rede Globo , a piori um programa de entretenimento, o reality descortina preconceitos enraizados e costumes maquiados que mostram uma face do Brasil - e do brasileiro - menos festiva. 

Leia também: Após eliminação do "BBB 18", Ana Paula se diz arrependida

Confira as 10 vezes em que o
Montagem / Divulgação Globo
Confira as 10 vezes em que o "BBB 18" expôs a sociedade

Para você nao ficar de fora de nada que acontece de mais relevante no  "BBB 18" , separamos as 10 vezes em que o reality-show mostrou a verdadeira cara do Brasil, abordou assuntos polêmicos ou expôs a  sociedade do jeito que ela é. Confira:

Leia também: Ex-BBB Jaqueline tem encontro desastroso com fãs e internet não perdoa

01. Xenofobia

Ana Paula é terceira eliminda do
Reprodução - Globo
Ana Paula é terceira eliminda do "BBB 18"

Um das verdades expostas no "BBB 18" e que está presente na sociedade, mas poucos veem, é a xenofobia . O caso aconteceu antes da eliminação da sister Ana Paula . Num determinado momento ela chegou a afirmar que a participante Gleici não tinha cara de brasileira:"Você chega no Acre e encontra 60 Gleici. Eu já fui ao Acre e ela não tem cara de brasileira, não… ela é outra coisa". Em outro momento, Ana ainda chegou a opinar sobre a relação de Gleici e Wagner:"Claro que ela tá na dele, onde no Brasil ou fora daqui um homem daquele ia procurar ela? Nunca", disse a sister que foi eliminada.

O caso foi um exemplo explícito de xenofobia ao vivo e a cores. Televisionado para o País todo, a participante passou a sofrer represálias nas redes sociais e foi eliminada com uma porcentagem alta de votos.

02. Racismo

Participantes do
Divulgação / Globo
Participantes do "BBB 18", vem causando no reality desde o primeiro dia

Outro exemplo que este "BBB" está expondo a verdadeira face do Brasil é o papo cabeça que rolou entre as sisters Nayara e Gleici. Na conversa, elas abordaram um assunto recorrente no Brasil, o racismo : "Eu sei que você que tem a pele mais escura, passa por coisas que eu nunca vou passar. Eu tenho essa compreensão de que eu sou negra, mas as pessoas não vão olhar para mim como olham para você", disse Gleici indicando que por ter a pele mais clara, mesmo sendo negra, as pessoas olham menos torto para ela do que para Nayara, que tem a pele mais pigmentada.

Durante o papo, Nayara ainda citou uma situação onde utilizou um site de empregos para conseguir um trabalho e sentiu que sua pele influiu no processo:"Eu subi uma foto no site e estranhava que ninguém me chamava… meu currículo era muito bom. Então eu resolvi tirar a foto e não deu outra, começaram a surgir entrevistas", finalizou a participante.

O papo entre as participantes expôs veementemente, do "BBB 18" para o Brasil, que o racismo enraizado existe e que milhões de pessoas no País sofrem com isso.

03. Mentira

Participantes do
Divulgação / Globo
Participantes do "BBB 18", vem causando no reality desde o primeiro dia

Todo mundo sabe que o "BBB 18" é a casa mais vigiada do Brasil. No entanto, alguns participantes simplesmente esquecem as vezes e são pegos na mentira.  Este é o caso de Jaqueline, eliminada na segunda semana, e Mahmoud, ainda no jogo.

A mentira é um caos na sociedade, provoca desavenças e complicações entre as relações humanas. E a maneira como os brothers , Jaqueline e Mahmoud, lidaram e vem lidando com isso, impressiona.

Vigiada 24h por dia, Jaqueline falou em dar o anjo a Mahmoud, mas na hora "H", deu para trás, mentiu e fingiu que não tinha dito nada. Mesmo com divulgação do vídeo expondo a sister, ela manteve sua história até o último momento do programa. O caso só expôs um péssimo lado humano e de como as pessoas não são responsáveis por seus atos.

Como se não fosse suficiente, a mentira voltou a calhar recentemente. Desta vez, Mahmoud pegou coisas do "Tá Com Tudo", quando não devia, e quando questionado por Caruso , ele negou. Pressionado, mais uma vez por Caruso, o brother assumiu e afirmou:"Que foi sem querer".

04. Hábitos incomuns

Família Lima no BBB 18
Gshow/Divulgação
Família Lima no BBB 18

Hora de falar de coisa boa. Apesar de terem sido criticados pelo modo que expressam seus sentimentos, os integrantes da família Lima , Ayrton e Ana Clara, expuseram ao país um jeito diferente de dar amor entre pai e filha(o) e deixaram claro que não há regras, o importante é ser feliz. Apesar de incomum, não é errado.

05. Falsidade

Participantes do
Divulgação / Globo
Participantes do "BBB 18", vem causando no reality desde o primeiro dia

Durante a estadia na casa, vários brothers demonstraram ser falsos e fofoqueiros, expondo um outro aspecto negativo da sociedade. É compreensível que eles desabafem muito por falta de companhia, mas nada justifica ficar disseminando informações nocivas ao próximo sobre outros participantes.

06. Alcoolismo

Participantes do
Divulgação / Globo
Participantes do "BBB 18", vem causando no reality desde o primeiro dia

Um problema frequente na sociedade e que ganhou destaque no "BBB 18" foi a bebedeira de Ana Clara , da família Lima. A sister vem exagerando muito na bebida. O exagero foi tanto que ela levou uma bronca do pai, Ayrton, e de Nayara:"O álcool é a pior droga", disseram.

O fato de se divertir apenas com a presença do destilado traz um alerta importante sobre o alcoolismo. O vício é complicado e afeta inúmeras famílias no Brasil inteiro e expor que alguns núcleos sofrem com isso é de extrema relevância. Mais importante que isso, é procurar ajuda.

07. Diferenças

Ayrton é um exemplo vivo que a sociedade não lida bem com as diferenças. No
dviulgação Globo
Ayrton é um exemplo vivo que a sociedade não lida bem com as diferenças. No "BBB 18" o integrante vem sendo excluído dos grupos sociais

Repleto de brigas o "BBB 18" também traz um importante aspecto da sociedade: a dificuldade de se relacionar e conviver com as diferenças.

Prova disto são as brigas entre Ayrton e Caruso que já tiveram promessas de agressão, a convivência sonoramente alta de Mahmoud e Caruso e o frequente distânciamento de Ayrton do grupo social em geral. Lidar com as diferenças sendo elas de idade, pensamento, opinião, entre outros, deveria ser uma tarefa comum para os humanos e não tão complicada.

08. Vitimismo

Participantes do
Divulgação / Globo
Participantes do "BBB 18", vem causando no reality desde o primeiro dia

O vitimismo é algo frequente na sociedade, porém, para quem tinha dúvidas se existia, o sentimento foi totalmente personificado na sister eliminada Ana Paula. Durante sua estadia na casa ela sempre colocou o peso do mundo em suas costas, como se apenas ela tivesse sofrido bullying ou preconceito. E as coisas não são bem assim, existe um limite.

09. Diversidade Religiosa

Ana Paula é a eliminada da semana no BBB 18
Divulgação Globo
Ana Paula é a eliminada da semana no BBB 18

Ana Paula  é Wicca e em alguns momentos chegou a falar sobre a religião na casa, acompanhada ou sozinha. O fato é que expor um novo culto, mal visto pelo sociedade, de maneira mais sútil com certeza é um ponto positivo e desmascara o Brasil monoteísta, provando que o país é multicultural e tem habitantes de todos os tipos, com várias religiões, por mais que sejam pouco conhecidas.

10. Legalização da maconha

Participantes do
Divulgação / Globo
Participantes do "BBB 18", vem causando no reality desde o primeiro dia

Por fim, mas nunca menos importante, os brothers desenterraram há algum tempo um assunto excluído pela mídia atualmente: a legalização da maconha. Durante o café da manhã, Jéssica afirmou que comeu vários bolinhos de maconha quando foi a Amsterdã, onde a erva é legalizada:"Lá é bem organizado, as pessoas não fumam na rua, tem lugar específico para isso", disse a sister. Em contrapartida Viegas se posicionou: "Eu nunca fumei maconha, mas eu sou a favor da legalização, de uma forma organizada, claro".

A legalização da maconha é um assunto polêmico no congresso há anos! O assunto é sempre acompanhado de tabu e grandes polêmicas e o fato dos brothers conversarem sobre isso abertamente de maneira civilizada e em rede nacional traz outro parâmetro ao assunto: estaria o Brasil pronto para um passo desses?

Leia também: Paredão que tem Ana Paula como protagonista enseja mudanças no "BBB 18"

    Leia tudo sobre: