Tamanho do texto

"BBB 17" tem início na próxima segunda-feira (23). A maioria das edições, no entanto, começava na segunda semana do ano. Por que a estreia mudou?

O "Big Brother Brasil", um dos programas mais aguardados por boa parte dos telespectadores todos os anos, estreia nesta segunda-feira (23). Se antes o programa começava na segunda semana do ano, nas últimas edições o reality show tem ido ao ar na terceira ou quarta semana, deixando quem é fã de "BBB" ainda mais na expectativa. Mas, por que a Globo adotou essa estratégia?

Leia mais:  "Dois Irmãos": minissérie aumenta vendas do livro em mais de 500%

Os participantes do 'BBB 15' só entraram no confinamento dia 20 de janeiro
Divulgação
Os participantes do 'BBB 15' só entraram no confinamento dia 20 de janeiro


Várias alternativas são apontadas por quem não suporta o " BBB " (ou parou de assistir ao longo dos anos): desgaste da fórmula, queda de audiência, perfis parecidos em praticamente todas as edições... tudo isso contribui, mas a impressão é de que a Globo, com faturamento garantido - vários anunciantes pagam milhões para patrocinar a atração - percebeu que pode apostar em uma edição menor, ganhar dinheiro do mesmo jeito e usar janeiro para suas apostas em séries e minisséries.

Leia mais:  Tudo sobre "BBB"

A estreia na segunda semana do ano costumava prejudicar as minisséries - que marcavam altos índices no início, por começarem às 22h, e despencavam na semana seguinte ao irem ao ar depois das 23h por causa do "Big Brother".  Quando elas duravam três meses - caso de "Um Só Coração" (2004) e "JK" (2006), por exemplo, muita gente nem começava a ver, porque depois que mudasse para mais tarde não conseguiria acompanhar. O próprio público passou a se envolver mais com os enredos das minisséries e a reclamar nas redes sociais da mudança de horário por causa da estreia do "BBB". 

Leia mais:  As 10 ex-BBBs mais influentes nas redes sociais

'BBB 13' foi o que começou mais cedo: 8 de janeiro
Divulgação
'BBB 13' foi o que começou mais cedo: 8 de janeiro


Foi assim em 2014, quando, loucos para ver Cauã Reymond pegando a mulherada em "Amores Roubados", o público mostrou-se impaciente com o "BBB", que jogou a trama para depois das 23h. A Globo percebeu e fez uma estreia fria e mais curta do "BBB 14", com tudo acontecendo a toque de caixa. O próprio Pedro Bial disse no ar que queria assistir à minissérie. 

Assim como no ano passado, quando passou os 10 capítulos de "Ligações Perigosas" nas semanas anteriores à estreia do "BBB 16", a Globo fez o mesmo agora, com "Dois Irmãos" - além de ter transformado o filme "Aldo - Mais Forte Que o Mundo" em minissérie de quatro capítulos. Demorou, mas a emissora entendeu que, por uma semana ou dez dias, não vale a pena prejudicar seus outros produtos. 

    Leia tudo sobre: BBB