Tamanho do texto

Morte do cantor foi confirmada pela divisão canadense da gravadora Sony Music através das redes sociais; causa da morte não foi divulgada

Morte de Leonard Cohen foi confirmada pela divisão canadense da Sony Music, sua gravadora, em um post no Facebook
Getty Images
Morte de Leonard Cohen foi confirmada pela divisão canadense da Sony Music, sua gravadora, em um post no Facebook


Morreu na madrugada desta sexta-feira (11) o cantor e compositor Leonard Cohen, aos 82 anos. A morte do músico foi confirmada pela divisão canadense da Sony Music, sua gravadora, através de um post no Facebook.

LEIA TAMBÉM: The Edge é o primeiro 'rockstar' a tocar na Capela Sistina

"É com profunda tristeza que informamos que o lendário poeta, compositor e artista Leonard Cohen morreu", diz o texto compartilhado na página oficial da gravadora no Facebook. "Nós perdemos um dos artistas mais reverenciados e prolíficos da música", continua o texto. A causa da morte do músico não foi informada.

Nascido em 1934,  em Quebec, no Canadá, Cohen foi um dos maiores artistas de sua geração. Ao todo, o músico lançou 14 álbuns de estúdio entre 1967 e 2016. O último, "You Want It Darker", foi lançado no último dia 21.

LEIA TAMBÉM: Novo documentário mostrará os últimos anos da vida de David Bowie

Além da música, o canadense se destacou na poesia e na literatura. Ele publicou 12 livros de poesias e dois romances: "The Favourite Game", em 1963, e "Belos Vencidos", em 1966.
Em recente entrevista à revista New Yorker, sobre o lançamento de seu último disco, o artista revelou que estava com a saúde muito debilitada. "Eu estou pronto para morrer", disse. "Eu espero que não seja muito desconfortável. Já deu para mim", continuou.

Ainda não foram divulgadas informações sobre o funeral de Leonard Cohen. Segundo a gravadora Sony Music, o músico será homenageado em um evento em Los Angeles, nos Estados Unidos, nas próximas semanas.


Carreira literária

Em 2011, Cohen foi o vencedor do Prêmio Príncipe das Astúrias de Letras. O cantor lançou seu primeiro livro em 1956, seguido por " The Spice Box of Earth ", em 1961, que lhe rendeu fama internacional.

Carreira musical

Depois de se estabilizar como escritor, Cohen decidiu investir na vida de compositor. Quando se mudou para os Estados Unidos, conheceu Judy Collins, que gravou duas de suas composições, Suzanne e Dress Rehearsal Rag , em 1966. No ano seguinte, Leonard Cohen chamou a atenção do produtor John Hammond, o mesmo que descobriu Billie Holiday e Bob Dylan. Seu primeiro disco foi lançado no dinal do ano, fazendo muito sucesso.