Tamanho do texto

Emmy será exibido neste domingo e tem "Game of Thrones" como favorita na categoria drama. Premiação é realizada desde 1949; saiba mais

Neste domingo (18), ocorre a 68ª cerimônia de premiação do Emmy. Considerado o prêmio mais importante da televisão, as estatuetas são dadas pela Academia de Artes e Ciências Televisivas, e reconhece conquistas de profissionais que se destacaram em produtos para a televisão, sejam eles de ficção ou jornalísticos. 

Atores preparam fãs para eventos tenebrosos no 7º ano de "Game of Thrones"

A premiação do
Reprodução/Instagram
A premiação do "Emmy" ocorre neste domingo (18)

Claro que os que chamam mais atenção são os de ficção, especialmente as séries de sucesso como “Game of Thrones”, grande favorita para ganhar o prêmio de melhor série dramática. Também será a última tentativa da produção britânica “Downton Abbey” de abocanhar o principal prêmio da noite, mas o páreo contra o grande sucesso de fantasia será duro. Outro destaque desta edição do Emmy  é o serviço de streaming “Netflix”, que teve diversas produções nomeadas em diferentes categorias.

Elenco principal de "Game of Thrones" receberá aumento na próxima temporada

Uma cerimônia prévia, que é focada em prêmios mais técnicos – melhores efeitos especiais, melhor maquiagem, figurino, etc. - , já foi realizada no último domingo (10), e “Game of Thrones“ foi a grande vitoriosa, conquistando a maioria dos prêmios e tornando-se a série dramática mais premiada da história. Para preparar o telespectador para o Emmy, o iG conta cinco curiosidades sobre a note mais importante para a televisão:

 Origens do prêmio

A academia dá as estatuetas desde 1949. Originalmente, elas se chamavam Immys, que é uma palavra usada para se referir a tubos de câmeras de televisão. Mais tarde, o termo ganhou um "E" no lugar do "I" para que ganhasse uma sonoridade mais feminina. A estátua representa uma mulher segurando um átomo e foi criada pelo engenheiro Louis McManaus.

A primeira premiação foi apenas para programas realizados por emissoras de Los Angeles, na Califórnia. Com o passar dos anos, o escopo do Prêmio de expandiu e mais categorias começaram a ser incluídas. Os reality shows, por exemplo, ganharam uma categoria especial em 2003.

"Emmy Internacional"

A novela
Divulgação/TV Globo
A novela "Império" ganhou o prêmio Emmy internacional

Como alguns sabem, a Rede Globo já ganhou o Emmy em diversas situações. No entanto, este Emmy não faz parte da premiação principal, mas do "Emmy Internacional", que reconhece conquistas de produções realizadas em países fora dos Estados Unidos. Nesta premiação, a quantidade de prêmios dados é mais enxuta, com menos categorias existentes – não existem prêmios para atores coadjuvantes e as premiações para atores não são divididas entre comédia e drama, por exemplo.

Morte, estupro e +: as 10 cenas mais polêmicas de "Game of Thrones"

Estes prêmios são dados pela Academia Internacional de Artes e Ciências Televisivas desde 1973. Em 2008, fui incluída uma categoria para premiar as melhores telenovelas em todo o mundo.

Aqui, o Brasil se consolidou como o grande vencedor, conquistando cinco estatuetas: “Caminho das Índias” (2009), “O Astro” (2012), “Lado a Lado” (2013), “Joia Rara (2014) e “Império” (2015). O autor Aguinaldo Silva já foi premiado duas vezes com um Emmy Internacional: uma por “Império” e a outra por “Laços de Sangue” (2011), novela de Portugal da qual foi supervisor de texto. A atriz Fernanda Montenegro é a única brasileira a ganhar o troféu de melhor atriz por conta de sua atuação no seriado “Doce de Mãe”.

Séries vitoriosas no "Emmy"

Divulgação
"Game of Thrones" se tornou a série dramática com mais Emmys na história da premiação

“Game Of Thrones” se tornou recentemente a série dramática mais premiada da história do Emmy, com 35 estatuetas. Até então este título era de outras duas séries: “The West Wing” e “Hill Street Blues”, ambas com 26 prêmios ao todo.

“The West Wings”, inclusive, é a série que mais foi premiada em uma primeira temporada, com nove estatuetas. Em termos de comédia, o humorístico “Saturday Night Live” é o maior vencedor de todos os tempos, com 45 estatuetas conquistadas. Também na categoria de comédia, aparece a série “Frasier”, com 37 prêmios. Em termos de reality show, “The American Race” é o grande vencedor, tendo perdido apenas em três ocasiões desde a introdução da categoria em 2003: uma para o reality “Top Chef” e duas para o “The Voice”.

Bons personagens, ousadia narrativa e dilemas garantem atratividade de “Justiça”

Conquistas de atores 

Viola Davis venceu o Emmy na categoria de melhor atriz em série dramática e se tornou a primeira atriz negra a vencer nesta categoria no Emmy
reprodução/variety
Viola Davis venceu o Emmy na categoria de melhor atriz em série dramática e se tornou a primeira atriz negra a vencer nesta categoria no Emmy

Além de séries e programas, vários atores já obtiveram conquistas importantes no decorrer dos anos. Os dois maiores vencedores da história do Emmy em termos do total de estatuetas conquistadas são o ator Carl Reiner e a atriz Cloris Leachman, com nove prêmios cada, seguido dos atores Edward Asner, Mary Tyler Moore e Tracy Ullman, com sete estatuetas cada.

Outro nome que possui um desempenho notável na história do Emmy é o ator Don Knotts, nomeado cinco vezes a melhor ator coadjuvante por conta de seu papel na série "The Andy Griffith Show" e vencedor em todas as cinco ocasiões.

Em 2015, Viola Davis se tornou a primeira mulher negra a ganhar o prêmio de melhor atriz principal em uma série dramática, com "How to Get Away with Murder". Já a atriz Laverne Cox se tornou a primeira transexual a ser indicada ao Emmy, por sua atuação em "Orange Is the New Black".

Séries esnobadas

Jennifer Aniston e Matt LeBlanc juntos em cena de 'Friends'. A série ganhou apenas um Emmy de melhor séria cômica após anos de derrotas
Reprodução/TV
Jennifer Aniston e Matt LeBlanc juntos em cena de 'Friends'. A série ganhou apenas um Emmy de melhor séria cômica após anos de derrotas

Nem só de vitórias se faz um Emmy. A premiação também já deixou alguns grandes talentos de lado e demorou a reconhecer outros. Este foi caso da série “Barney Miller”, que perdeu o posto de melhor série de comédia por seis anos consecutivos, até que finalmente ganhou a estatueta após sua última temporada. Outra que só foi reconhecida em sua reta final foi “Breaking Bad”, que ganhou as duas estatuetas de melhor série dramática por conta de suas duas últimas temporadas.

Outra série que foi constantemente esnobada pelo Emmy foi “Friends”, que conquistou apenas uma estatueta de melhor série de comédia após anos de derrotas. Já “Six Feet Under”, que foi altamente acalmada pela crítica, jamais conquistou o prêmio de melhor série dramática.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.