Tamanho do texto

Jornalista estava em tratamento de um câncer no fígado, mas não resistiu a internação; apresentador comandava o programa "Vem Comigo" na Gazeta

O jornalista Goulart de Andrade morreu na manhã desta terça-feira (23) vítima de um câncer no fígado. Aos 83 anos, o apresentador estava internado há cerca de duas semanas no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, mas não resistiu ao tratamento. 

Palmirinha Onofre: "Se ficasse mais um pouco na Gazeta, sairia morta"

Goulart de Andrade
Reprodução/TV Cultura
Goulart de Andrade


A informação da morte do jornalista foi confirmada pela Fundação Cásper Líbero ao iG , que não divulgou informações sobre o velório de Goulart. 

A carreira televisiva de Goulart de Andrade teve início com o programa "Preto no Branco", na TV Rio, em 1958. Nos anos 70, o jornalista trabalhou no "São Paulo Especial" e no "Globo Shell Especial", ambos da TV Globo. Natural do Rio de Janeiro, foi jornalista, publicitário, radialista, ator, diretor, diretor de cinema e TV e empresário do setor de comunicação.

+  Ronnie Von revela que já pediu eutanásia

Goulart de Andrade viveu intensamente a carreira de repórter, apresentador e jornalista. Com 61 de profissão, o jornalista dedicou mais de meio século de atividade intensa e inquieta, transformando a linguagem da TV com sua reportagem narrativa. No acervo pessoal, que hoje está na Sala Cinemateca, em São Paulo, há mais de 12 mil horas de gravações do “Comando da Madrugada”, marca que foi criada por ele ainda na Rede Globo.

O último trabalho do jornalista foi na TV Gazeta, como apresentador do programa "Vem Comigo”, onde atuou ao lado dos alunos da Fundação Cásper Líbero.

Goulart deixa a mulher, Margareth Bianchini, com quem viveu nos últimos 13 anos e não teve filhos. Também deixa três filhos, três netos e uma bisneta.

Famosos lamentam 

A notícia da morte de Goulart de Andrade comoveu amigos famosos do jornalista. Otávio Mesquita , amigo do apresentador, lamentou a morte do amigo nas redes sociais. "Ele foi minha inspiração! Ele inventou as madrugadas! Sempre foi meu ponto de referência... Perdemos um dos grandes jornalistas desse país... Que Deus o receba com amor!", declarou.

Cátia Fonseca: "Dedico 80% do que sou ao sofrimento que passei na Record"

O jornalista esportivo Jorge Kajuru também  comentou a perda. "Que dias. Após Geneton, morre o grande jornalista Goulart de andrade. Meu amigo e conselheiro. Deus precisa dele", escreveu.

Sônia Abrão usou seu perfil nas redes sociais para relembrar a trajetória de Goulart de Andrade e para homenageá-lo. "Um pioneiro da TV, seu 'Comando da Madrugada' revolucionou e até hoje é inspiração para muitos programas. Tive o privilégio de trabalhar com ele! Valeu, Goulart", declarou. 

O jornalista Goulart de Andrade
reprodução/TV Gazeta
O jornalista Goulart de Andrade


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.