Tamanho do texto

Rapper Eminem já brigou com Mariah Carey e foi condenado e criticado por letras de músicas preconceituosas, entre outras

Eminem está sumido do mercado musical há algum tempo e desde 2013 não lança um novo álbum. Sua última aparição no Brasil foi no começo do ano em um show no Lollapalooza . O rapper, no entanto, foi uma das figuras mais presentes nos anos 2000 e chamou a atenção não apenas por conta de seu estilo musical, mas também devido às inúmeras polêmicas nas quais se envolveu ao longo da carreira.

Eminem se envolveu em diversas polêmicas ao longo da carreira
SERJÃO CARVALHO/ESTADÃO CONTEÚDO 12.03.16
Eminem se envolveu em diversas polêmicas ao longo da carreira

Eminem brigou com Mariah Carey, se envolveu com drogas, e foi criticado por letras preconceituosas. Enquanto ele deixa os fãs à espera de um novo álbum, relembre algumas das maiores polêmicas do rapper :

Discussões com Mariah Carey

Mariah Carey e Eminem trocaram alfinetadas
Reprodução
Mariah Carey e Eminem trocaram alfinetadas

Mariah Carey e Eminem definitivamente não se bicam, e provavelmente nunca se bicarão. Os dois se conheceram em 2001 e o rapper garante que ambos tiveram um relacionamento de seis meses, algo que Mariah nega com veemência. Isso gerou um conflito e uma guerra de versões entre os dois, que começaram a se alfinetar de todas as formas. Eminem cutucou Mariah na canção “Superman” e ela, mais tarde, lançou "Obsessed", uma música na qual falava sobre a obsessão do rapper. No vídeo da faixa, ela chegou a se fantasiar do cantor, que a perseguia de todas as formas e que acaba atropelado no fim. Mariah fará shows no Brasil em novembro deste ano.

Canções preconceituosas

O segundo álbum do rapper, “The Slim Shady LP”, também não ficou longe das polêmicas. O CD foi bem recebido pela crítica e elevou Eminem ao status de celebridade internacional. No entanto, as letras do disco foram amplamente criticadas por conteúdo homofóbico e de violência contra as mulheres.  Na música “Marshall Mathers”, por exemplo, ele incita violência contra homossexuais. O rapper escreveu ainda uma série de outras músicas polêmicas

Diversas canções do Rapper já geraram polêmicas
Reprodução/Rolling Stone
Diversas canções do Rapper já geraram polêmicas

Briga com Moby

O cantor Moby foi um dos críticos do rapper por conta do teor das letras. Eminem então respondeu com música, na qual chamava Moby de "bicha careca". Para piorar, durante o Video Music Awards (VMA) em 2002, quando o cantor subiu ao palco e chamou Moby de "garota". Moby que estava na plateia apenas riu enquanto Eminem foi vaiado. 

Investigado pelo Serviço Secreto dos EUA

Até a alta cúpula do governo americano se irritou com Eminem. Isso porque o rapper fez uma música que teria ameaças ao então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. O Serviço Secreto então começou a investigar o cantor. A ação não teve resultado e ele continuou criticando Bush.

Problemas com drogas e com a Justiça

As polêmicas do cantor também envolvem outros problemas com a Justiça. Eminem já foi condenado a dois anos de prisão por apontar uma arma descarregada durante uma discussão e por agredir um homem. Em 2005, ele teve de cancelar uma turnê pela Europa para tratar de seu vício por medicamentos para dormir, segundo um comunicado oficial.